Desligue o piloto automático
Blogs e Colunas | Amanda Neuman 06/11/2024 10h42Já reparou como a vida, às vezes, parece um desses trens de alta velocidade? Lá estamos nós, vagão após vagão, em trilhos tão bem traçados que nem questionamos o percurso. O apito soa ao longe e, sem perceber, entramos numa marcha automática, deixando que os dias passem numa pressa quase desenfreada, enquanto assistimos pela janela a paisagem borrada de um cotidiano que mal conseguimos tocar. Semanas vão, vêm, e parece que somos engolidos pelos dias.
Viver no piloto automático é como estar sempre dentro desse trem, mas com os olhos fixos em um ponto distante e imaginário. São as listas de tarefas, as reuniões que se sucedem, o trabalho que nunca termina – as demandas que nos envolvem, sugam, e de repente, os dias se tornam uma sequência de comandos programados: “acorde, trabalhe, corra, resolva, durma”. E entre essas ações automáticas, quase esquecemos que existe um lugar chamado presente.
Viver não deveria ser assim. A vida não é um checklist a ser cumprido, nem uma viagem sem paradas para admirar o trajeto. De vez em quando, deveríamos ser mais como veleiros ao sabor do vento, com as mãos firmes no leme e os olhos atentos ao horizonte. Porque, ao contrário de um trem preso aos trilhos, no mar a viagem só se revela de verdade quando sentimos a brisa no rosto, quando permitimos que a água nos guie.
Não vivemos no automático quando nos damos o direito de ser curiosos com os próprios passos, de admirar o caminho em vez de apenas se preocupar com o destino. Ancorar no presente, mesmo que ele não seja perfeito – ou talvez, justamente por isso. Que diferença faz perceber o aroma do café e prestar atenção nas risadas entre as conversas com quem amamos. São esses detalhes, tão sutis, que fazem o coração pulsar de um jeito diferente, como se ele se lembrasse de que está vivo, e não apenas funcionando.
Quando você perceber que está de novo no modo automático, pause. Somos capitães do barco, não uma peça de uma engrenagem sem fim. E desligar esse piloto automático pode ser um desafio, mas também é um convite para ver a vida como mais que uma sucessão de tarefas, mas como um presente no presente.
Jornalista (UNIT) há 10 anos, mestra em Comunicação (UFS), doutoranda em Sociologia (UFS), pesquisadora na área de redes sociais e influenciadores digitais, e mentora de marketing para empreendedores e Influenciadores. Na internet, como mulher plus size que descobriu o amor próprio e auto estima além dos padrões, compartilha sua vida e vivências com outras mulheres e as encoraja a se amarem como são.
E-mail: amandaneuman.an@gmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.