Turismo holístico tem crescido entre pessoas que buscam o autoconhecimento
Peru, México e Egito estão entre os destinos escolhidos para o turismo espiritual, que atrai público em busca de transformação pessoal e experiências de reconexão Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 17/11/2024 16h58 - Atualizado em 17/11/2024 18h50Em meio a um cenário de busca por bem-estar e qualidade de vida, uma nova modalidade de turismo ganha força no Brasil: o turismo holístico e de autoconhecimento. Empresas especializadas nesse segmento, como o Instituto de Vivências e Experiências (IVE), têm se destacado ao oferecer pacotes para destinos que prometem proporcionar uma verdadeira reconexão interior. De acordo com sua fundadora, a mentora espiritual Meire Nunes, o foco não é apenas visitar lugares exóticos, mas oferecer uma experiência transformadora para quem busca mais equilíbrio e clareza na vida. Dentro desse foco, ela já realizou 150 viagens em grupos e vivências.
No próximo ano, ela pretende retornar ao Peru, especificamente a Machu Picchu, e também para o México, onde cada passo levará a uma reconexão profunda com as forças da natureza e do próprio ser. “Essas jornadas são muito mais do que uma visita turística: é um mergulho espiritual em locais sagrados, repletos de história e energias ancestrais, que nos convidam a um renascimento interior. No cenário impressionante dos Andes, somos chamados a silenciar a mente, expandir a alma e absorver a vibração única de Machu Picchu. Fazemos práticas de energização, rituais e meditações para que cada viajante encontre espaço para renovar suas energias e realinhar sua jornada pessoal com o sagrado”, explicou Meire Nunes.
A IVE foi criada para fazer roteiros que vão além do turismo tradicional. “Nós percebemos que muitas pessoas estão em busca de algo mais profundo. Elas querem explorar a si mesmas enquanto descobrem novos lugares, e essa é a proposta dos nossos pacotes: oferecer uma jornada que seja ao mesmo tempo externa e interna”, explica Meire.
Viagens com Propósito
De acordo com Meire, outros roteiros serão criados pela IVE como, por exemplo, na Chapada dos Veadeiros. “Cada viagem é planejada para proporcionar uma imersão em práticas como meditação, yoga, cerimônias indígenas e rodas de cura. E os destinos são selecionados de acordo com a energia que eles emanam. Em Machu Picchu, por exemplo, é onde muitos acreditam que a energia da Terra se intensifica e se harmoniza com o espírito humano, já que foi construída em um ponto estratégico nos Andes e é considerada um centro de conexão cósmica, onde o fluxo energético da natureza e as linhas de força ancestrais convergem”, explicou Meire Nunes.
Meire lembra que para aqueles que buscam equilíbrio e renovação, estar em Machu Picchu é uma experiência de reenergização profunda, onde o encontro entre o homem e a natureza possibilita a elevação da alma e uma conexão plena com o divino. Este local sagrado é conhecido por suas propriedades de cura e elevação espiritual. “Acredita-se que suas pedras, cuidadosamente dispostas e orientadas em relação ao sol e às estrelas, criam um campo magnético que desperta consciência e promove a purificação de mente e corpo”, explicou.
Assim, o grupo fica imerso em silêncio e contemplação, encontra-se receptivo para absorver a força vibrante do lugar, sentindo cada sopro do vento e cada raio de sol como uma bênção ancestral. “Logo viajar para esse lugar é um convite a deixar para trás as energias densas e abrir-se para a sabedoria da montanha, que permanece intacta e acolhedora para todos que a procuram com coração e espírito abertos”, observou.
Para participar, não é preciso ter experiência prévia em práticas espirituais ou meditação. O público das viagens é bastante diverso, incluindo pessoas que nunca participaram de atividades do tipo e outras que já têm um histórico de práticas espirituais. “O que vemos é que as pessoas vêm com o desejo de se conectar consigo mesmas, de encontrar respostas para questões pessoais ou de aliviar o estresse e a ansiedade”, comenta Meire.
O que é turismo holístico?
O Turismo Holístico é aquele que incorpora as dimensões físicas, psicológicas, sociais e espirituais do indivíduo. Os turistas viajam em busca de atividades que englobem estas dimensões. Falamos de atividades como o yoga, o Turismo de Nova Era, Turismo Espiritual e Religioso, o Turismo de Voluntariado ou o Turismo ao Ar livre. Podemos falar também da relação com o Turismo de Natureza, pois, muitas vezes, o indivíduo parte para locais próximos da natureza para sentir um bem-estar físico e psicológico.
Mais informações: (11) 91604-0272
Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.
Instagram: @passospelomundo_
E-mail: carla.jornalista@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.