Justiça Eleitoral determina que Emília retire pesquisa da propaganda gratuita
Coligação afirma que a divulgação "não induz o eleitor ao erro" Política | Por F5News 28/09/2024 09h18A Justiça Eleitoral determinou a remoção de uma pesquisa de intenção de votos veiculada pela campanha de Emília Corrêa (PL), candidata à Prefeitura de Aracaju.
A decisão do juízo da 1ª Zona Eleitoral de Aracaju impacta propagandas do horário eleitoral gratuito, mas não estabelece multa em caso de descumprimento.
Segundo a representação da coligação “Para Aracaju Avançar Mudando”, a candidata Yandra Moura (União), a coligação “Por Uma Nova Aracaju”, violou a legislação eleitoral ao divulgar pesquisa sem a informação de dados como o período de realização, a margem de erro, o nível de confiança e o número de entrevistas.
A pesquisa em questão está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE), tendo sido realizada pelo Instituto Inor, e contratada pela Rede Xodó FM por R$ 12 mil.
A Coligação de Emília alegou que a divulgação da pesquisa “não induz o eleitor ao erro, pois menciona apenas que a candidata estaria à frente nas intenções de voto”.
A Justiça, no entanto, reconheceu a prática de propaganda eleitoral irregular.