Sergipano conquista pódio no Ironman 70.3
Rômulo Menezes chegou em terceiro na competição realizada na manhã deste domingo (24) em Aracaju Esporte 24/11/2024 18h27Pela primeira vez, Sergipe recebeu uma etapa da principal prova de triatlo da América Latina, o Ironman. E a competição, realizada na manhã deste domingo (24) teve sergipano no pódio: Rômulo Menezes, que alcançou o terceiro lugar no pódio geral masculino.
Rômulo completou a prova com o tempo de 4h10min19. O primeiro colocado, o goiano Santiago Ascenço levou o título com 3h57min53 e o segundo colocado, o cearense Flavio Queiroga ultrapassou a linha de chegada com 4h10min00.
O Ironman 70.3 contou com a participação de cerca de 1.150 competidores de 12 países para a disputa da modalidade 70.3, que engloba 1,9 quilômetros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida.
Praticante da modalidade há 12 anos, Rômulo contou que esta foi a terceira vez em que competiu no Ironman. Para a etapa em Aracaju, foram seis meses de preparação a fim de garantir o tão desejado pódio.
“Eu abri mão de muita coisa para estar aqui hoje, e, graças a Deus, deu certo. Faço triatlo há 12 anos, mas parei na época da pandemia e, há um ano e meio, voltei para o triatlo. Agora fui agradecido com esta etapa do Ironman aqui, e não pensei duas vezes em fazer a prova na minha terra, com a minha torcida”, comemorou.
Além de vibrar pela realização pessoal, o sergipano também destacou os benefícios da realização do evento para o estado. “O Ironman é a prova de triatlo que tem mais gente. Hoje tem mais de 1.100 atletas de vários estados, de vários países. Isso faz as pessoas virem conhecer nosso estado, nossa cultura, nossas belezas, nossas festas, e muitas delas voltam mais vezes para aproveitar", complementou.
A mãe de Rômulo, Sônia Menezes, contou que já tem o costume de acompanhar o filho em diversas competições, tanto em Sergipe quanto fora do estado, mas que desta vez foi mais fácil acompanhar todo o caminho até o pódio.
“Sempre o acompanhamos, desde quando ele era criança, que ele já começou a nadar, e depois foi para o triatlo. Estávamos o tempo todo torcendo em todas as competições, aqui e em outros lugares. E foi ótimo o evento ser aqui em Aracaju, porque nós estivemos o tempo todo acompanhando. Estamos muito felizes. É uma sensação indescritível. Passa um filme na nossa mente, pensando em tanta luta que ele passou para hoje conseguir chegar ao pódio de um Ironman, que é uma prova superdifícil”, celebrou a mãe, sem esconder a felicidade e o orgulho do filho.
Com informações do Governo de Sergipe