Gama conta tudo: ex-prefeito de Aracaju lança autobiografia nesta terça (19)
Obra aborda vivências empresariais e políticas, sobretudo a luta pela redemocratização Política | Por Monica Pinto 18/11/2024 18h32 - Atualizado em 18/11/2024 18h49Personagem singular da vida pública sergipana e, mais além, da luta pela redemocratização do país, o ex-prefeito de Aracaju João Augusto Gama, 77 anos, lança nesta terça-feira (19) sua autobiografia Memórias de um Político. A tarde de autógrafos acontece no Museu da Gente Sergipana, a partir das 17h, na capital, com toda renda revertida ao Same – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição.
F5 News conversou com Gama sobre a obra e antecipa alguns de seus pontos. O ex-prefeito administrou Aracaju de 1997 ao ano 2000 e disse ao portal que já vinha sendo instado a contar suas histórias. “Abordo toda a trajetória de vida, mas com ênfase na experiência política”, define.
Entre vários pontos, ele enfoca sua atuação no movimento estudantil em prol do restabelecimento do Estado de Direito no país, a partir de suas vivências no único partido de oposição à ditadura, o então chamado MDB, Movimento Democrático Brasileiro.
“Lembro também as passagens dos companheiros que sucumbiram na luta pela Democracia, a exemplo de José Carlos Novaes da Matta Machado, barbaramente assassinado no Recife pelas forças de repressão do regime”, disse Gama ao F5 News.
No campo da vida empresarial, ele lembra as perseguições sofridas quando se tornou representante de empresas sólidas e de bons nomes no mercado, como a Shell e a Tigre, de tubos e conexões. “Foram levar a elas denúncias de que eu era comunista, tentando me derrubar. As empresas não aceitaram, mas isso demonstra o mau-caratismo de algumas pessoas”, resume.
Em 2011, entre o amigo e correligionário Jackson Barreto e o então governador Marcelo Déda, na inauguração de mais uma unidade de sua concessionária de veículos