“Inaceitável episódio”, diz Atlético Gloriense sobre suspeita de racismo
Talles acusou atleta adversário de cometer ato racista; juiz acatou e o expulsou Esporte | Por Emerson Esteves* 14/12/2020 15h50 - Atualizado em 14/12/2020 20h30Na partida entre Atlético Gloriense e Santa Cruz, que aconteceu no último sábado (14), houve mais um caso de suspeita de racismo no futebol brasileiro. A suposta ofensa teria ocorrido aos 32’ do segundo tempo, quando o jogador do Santa Cruz Igor foi expulso da partida, após ser acusado de cometer injúria racial contra o atleta Thalles, do Atlético Gloriense.
A súmula do jogo ainda não foi divulgada, mas, segundo a assessoria do Atlético Gloriense, é esperado que o árbitro tenha descrito o lance, visto que deve constar o motivo da expulsão do atleta. O F5 News ainda não teve acesso ao documento.
O Atlético Gloriense divulgou uma nota de repúdio em suas redes sociais, em que classifica a situação como “inaceitável episódio” e que o clube se coloca à disposição do atleta, além de se comprometer em dar apoio ao jogador. De acordo com a assessoria do clube, Thalles decidiu por não prestar um Boletim de Ocorrência (BO).
FSF relata desconhecimento do caso
O F5 News entrou em contato com o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, que relatou desconhecer o caso. Ele disse que está num congresso técnico de planejamento do Campeonato Sergipano 2021 e que não foi informado nem pelo diretor de Competições, Gleyson Prado Guimarães.
O regulamento do Campeonato Sergipano da Série A2 de 2020 não especifica em seu documento as punições em casos de racismo e de outras discriminações. Entretanto, ele destaca que o campeonato obedece às regras e às normas da CBF e FIFA. Sobre atos de racismo, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva determina pena de suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de cento e vinte a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código, além de multa que varia entre cem a cem mil reais.
Confira na íntegra a nota publicada pelo Atlético Gloriense
A Associação Desportiva Atlético Gloriense repudia o inaceitável episódio de injúria racial sofrida pelo atleta Talles Silva, na partida deste sábado (12), no Estádio Editon Oliveira da Silva, válida pela Série A2 do Campeonato Sergipano de Futebol.
O clube é solidário com o jogador e com todos que ainda são vítimas destes atos criminosos e reitera que rejeita o racismo em todas as suas formas de manifestação. O Atlético Gloriense se compromete a providenciar o apoio necessário ao atleta, caso o mesmo precise.
*Sob supervisão do jornalista Will Rodriguez