Procon orienta consumidores para evitar golpes e aproveitar descontos reais na Black Friday | F5 News - Sergipe Atualizado

Cuidados
Procon orienta consumidores para evitar golpes e aproveitar descontos reais na Black Friday
Órgão intensifica fiscalização e dá dicas para evitar fraudes e garantir compras seguras
Cotidiano | Por F5 News 28/11/2024 10h57


A Black Friday, uma das datas mais aguardadas do ano pelos consumidores, ocorre nesta sexta-feira (29). Para auxiliar a população a realizar compras com segurança e aproveitar os melhores descontos, o Procon Sergipe tem intensificado ações de monitoramento e fiscalização de preços desde o final de outubro.  

Segundo a diretora do órgão, Raquel Martins, o Procon tem acompanhado os valores praticados em sete lojas físicas e quatro lojas online, focando em itens muito procurados, como geladeiras, televisores, notebooks e aparelhos de ar-condicionado. 

“É importante o consumidor se atentar às diferenças de preços entre lojas físicas e virtuais. Antes de adquirir o produto, pesquise. Está na loja física? Compare o preço no site da loja para garantir que o desconto é real”, aconselha.  

Além disso, Raquel alerta para ofertas com valores muito abaixo do mercado, frequentemente usadas em golpes. “Desconfie de promoções recebidas por números desconhecidos no WhatsApp. Verifique se a empresa tem CNPJ, um endereço físico, serviço de atendimento ao consumidor, como chat ou telefone. Essas informações ajudam a evitar fraudes e facilitam a solução de problemas, caso eles ocorram”, explica.  

Documentação e nota fiscal são fundamentais
O Procon Sergipe também reforça a importância de exigir a nota fiscal em todas as compras, sejam físicas ou online. Esse documento detalha o produto, sua descrição, data da compra e informações do vendedor, sendo essencial para possíveis reclamações.  

Quem realiza compras online deve ficar atento a prazos de entrega, custos de frete e deve guardar comprovantes, como capturas de tela e e-mails de confirmação. “Esses registros podem ser úteis caso haja problemas com a entrega ou se o produto recebido for diferente do comprado”, orienta a diretora.  

 Auxílio aos consumidores
Segundo Raquel, até o momento, o Procon não recebeu reclamações relacionadas às promoções prévias da Black Friday. No entanto, a diretoria ressalta que o órgão estará disponível para atender os consumidores que enfrentarem problemas durante ou após a data.  

“Seguiremos com fiscalização após a Black Friday para monitorar irregularidades. Caso tenha algum problema, procure o Procon por meio do site www.procon.se.gov.br, em um dos Ceacs em Aracaju ou no interior, ou diretamente na sede, na Praça Camerino, número 45”, finaliza Raquel.

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