Primeiro dia de matrícula na rede estadual transcorre com normalidade
Cotidiano 16/01/2012 19h16
As matrículas para os alunos candidatos à rede pública estadual, oriundos da rede privada ou municipal, tiveram início nesta segunda-feira, 16, em clima de tranqüilidade nas unidades de ensino. No Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, no bairro Coqueiral, ainda há vagas para o turno noturno do Ensino de Jovens e Adultos do ensino fundamental e médio e no turno da tarde para o 2º e 3º ano do ensino regular médio. As matrículas dos alunos candidatos à rede prosseguem até a próxima sexta-feira, 20.
O colégio, que atende alunos do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, tem capacidade para cerca de 1.500 alunos, e está oferecendo aproximadamente 300 novas vagas. Segundo o diretor, professor Marcos Barbosa, para auxiliar no atendimento da demanda, a escola firmou parceria com outras quatro unidades de ensino. "Quando algum aluno procura por uma série em que não há mais vagas, ele é encaminhado para as seguintes escolas: Escola Estadual Senador Leite Neto, Escola Estadual 15 de Outubro, Escola Estadual José Augusto Ferraz e o Oratório de Bebé", acentuou.
"Nós nos preparamos com antecedência para que todos os alunos sejam atendidos. Não está havendo tumulto e ninguém está ficando sem vagas. Além disso, durante o ano letivo, a Seed irá disponibilizar ônibus para levar esses alunos que estão sendo encaminhado para outras escolas", disse o diretor, ressaltando que está contando com a colaboração dos alunos do grêmio estudantil para a organização das matrículas.
Já no Colégio Estadual Tobias Barreto, que comporta cerca de 1.500 alunos, as matrículas também correm tranquilamente, e a procura tem sido grande. Pelo turno da manhã já não há mais vagas, e pela noite, ainda há cerca de 150. "Estamos tendo uma boa movimentação nas matrículas, e quando um aluno não consegue mais vagas, estamos encaminhando-o para outras escolas onde ainda tem", afirmou a diretora Leilde Aquino Santana de Souza.
Matrículas
São diversos os motivos que levam os pais e alunos a escolher uma escola. A dona de casa Silvera Caetano Elias, matriculou seus dois filhos no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, e disse ter escolhido a escola por causa da qualidade. "Trouxe meus filhos porque o ensino aqui é muito bom, aqui tem bastante qualidade", disse ela. Sua filha, Alessandra Caetano, 11, vai para o 3º ano do ensino fundamental, e está ansiosa para começar as aulas.
Já Ana Paula Conceição Santos matriculou seu filho na 5º série. "Vim para cá porque aqui eu consegui uma vaga, e também porque moro próximo da escola, então fica mais fácil para meu filho estudar", afirmou.
Maria da Conceição Santos fez a matrícula de seus dois filhos, um para o 3º ano e outro para o 5º ano do ensino fundamental. "O estudo é algo importante e essa escola é muito boa, além disso, eu moro aqui próximo, por isso escolhi esse colégio para matricular meus filhos", revelou a dona de casa.
Julgamento pelo homicídio do universitário Henrique Matos começa nesta segunda-feira
De cada 100 brasileiros, oito vivem em comunidades do país, de acordo com o IBGE
Segundo levantamento da FAO, Brasil aplicou 719,5 mil toneladas desses produtos em 2021
Cuidados são importantes para garantir uma festa mais tranquila
Previa carnavalesca, que se inicia nesta sexta (8), causará mudanças no trânsito da região