Primeiro dia de matrícula na rede estadual transcorre com normalidade
Cotidiano 16/01/2012 19h16
As matrículas para os alunos candidatos à rede pública estadual, oriundos da rede privada ou municipal, tiveram início nesta segunda-feira, 16, em clima de tranqüilidade nas unidades de ensino. No Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, no bairro Coqueiral, ainda há vagas para o turno noturno do Ensino de Jovens e Adultos do ensino fundamental e médio e no turno da tarde para o 2º e 3º ano do ensino regular médio. As matrículas dos alunos candidatos à rede prosseguem até a próxima sexta-feira, 20.
O colégio, que atende alunos do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, tem capacidade para cerca de 1.500 alunos, e está oferecendo aproximadamente 300 novas vagas. Segundo o diretor, professor Marcos Barbosa, para auxiliar no atendimento da demanda, a escola firmou parceria com outras quatro unidades de ensino. "Quando algum aluno procura por uma série em que não há mais vagas, ele é encaminhado para as seguintes escolas: Escola Estadual Senador Leite Neto, Escola Estadual 15 de Outubro, Escola Estadual José Augusto Ferraz e o Oratório de Bebé", acentuou.
"Nós nos preparamos com antecedência para que todos os alunos sejam atendidos. Não está havendo tumulto e ninguém está ficando sem vagas. Além disso, durante o ano letivo, a Seed irá disponibilizar ônibus para levar esses alunos que estão sendo encaminhado para outras escolas", disse o diretor, ressaltando que está contando com a colaboração dos alunos do grêmio estudantil para a organização das matrículas.
Já no Colégio Estadual Tobias Barreto, que comporta cerca de 1.500 alunos, as matrículas também correm tranquilamente, e a procura tem sido grande. Pelo turno da manhã já não há mais vagas, e pela noite, ainda há cerca de 150. "Estamos tendo uma boa movimentação nas matrículas, e quando um aluno não consegue mais vagas, estamos encaminhando-o para outras escolas onde ainda tem", afirmou a diretora Leilde Aquino Santana de Souza.
Matrículas
São diversos os motivos que levam os pais e alunos a escolher uma escola. A dona de casa Silvera Caetano Elias, matriculou seus dois filhos no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, e disse ter escolhido a escola por causa da qualidade. "Trouxe meus filhos porque o ensino aqui é muito bom, aqui tem bastante qualidade", disse ela. Sua filha, Alessandra Caetano, 11, vai para o 3º ano do ensino fundamental, e está ansiosa para começar as aulas.
Já Ana Paula Conceição Santos matriculou seu filho na 5º série. "Vim para cá porque aqui eu consegui uma vaga, e também porque moro próximo da escola, então fica mais fácil para meu filho estudar", afirmou.
Maria da Conceição Santos fez a matrícula de seus dois filhos, um para o 3º ano e outro para o 5º ano do ensino fundamental. "O estudo é algo importante e essa escola é muito boa, além disso, eu moro aqui próximo, por isso escolhi esse colégio para matricular meus filhos", revelou a dona de casa.
Medida se deve para organização do trânsito por causa da obra do complexo viário
Acidentes ocorreram em Propriá e Poço Verde entre a noite de sexta (10) e a madrugada de sábado (11)
Profissional de educação traz orientações e dicas para aqueles que prometeram se exercitar mais neste ano
Capital sergipana deve ter tempo com chuva forte e trovoadas isoladas
Danos materiais foram registrados na estrutura externa, mas não houve feridos; reparos já estão sendo realizados pela equipe de manutenção.