As promessas de ano novo e os desafios de manter a disciplina nos exercícios físicos | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
As promessas de ano novo e os desafios de manter a disciplina nos exercícios físicos
Profissional de educação traz orientações e dicas para aqueles que prometeram se exercitar mais neste ano
Cotidiano | Por F5 News 11/01/2025 07h00


Com o fim das festas de fim de ano, muitas pessoas renovam suas esperanças e traçam metas para o novo ano. Entre os desejos mais comuns, está a busca por um estilo de vida mais saudável. As academias, modalidades esportivas e treinos ao ar livre começam a ser a prioridade para muitos. No entanto, a jornada nem sempre é fácil e precisa de orientações para não abandonar a promessa.

De acordo com Luiz Fernando Lukas, profissional de Educação Física pós-graduado em Musculação e Treinamento de Força, explicou ao Portal F5 News que o aumento na adesão às atividades físicas durante o verão é notório, mas atinge seu pico logo após o Réveillon. 

"Quando chega na primeira semana de janeiro, a turma aumenta ainda mais e o motivo é sempre a vontade de iniciar um novo ano com bons e novos hábitos", afirma. Ele explica que as pessoas, muitas vezes, tentam "correr atrás do tempo perdido" para conquistar o corpo desejado antes do verão.

No entanto, a persistência é um dos maiores obstáculos. Para muitos, o entusiasmo inicial se esvai rapidamente. "Infelizmente, entre as pessoas que começam a fazer atividade física por conta das promessas de Ano Novo, eu arrisco dizer que apenas 20% a 30% continuam praticando em fevereiro", estima o especialista. 

As razões para o abandono das atividades físicas são diversas, mas algumas se destacam. Lukas aponta que, no início, as pessoas tendem a querer resultados rápidos. 

"Isso é um erro. Os resultados demoram, pelo menos, três meses para aparecer. Não existe milagre. Não existe treino que vai transformar o corpo de uma pessoa em poucos dias", alerta o profissional. Outro motivo recorrente é a falta de tempo, já que muitos começam a treinar durante o período de férias, mas não conseguem conciliar os exercícios com a rotina após o retorno ao trabalho ou aos estudos. 

Para Lukas, a chave está em fazer do exercício um compromisso diário.  "O hábito demora para se formar, e é necessário lutar contra fatores externos, como preguiça, clima ou compromissos sociais, para tornar o exercício uma obrigação dentro do seu dia", recomenda.

 Os riscos
Outro ponto importante que merece destaque são os riscos relacionados à pressa por resultados. Lukas alerta que muitos iniciantes, movidos pela ansiedade de alcançar mudanças rápidas no corpo, podem acabar se prejudicando. 

"O risco é muito maior do que se pode imaginar. Se a pessoa tentar pegar pesos muito altos, sem o devido preparo, pode sofrer lesões sérias, problemas articulares ou até musculares. Além disso, a busca por atalhos, como o uso de esteroides ou anabolizantes, é uma armadilha perigosa", afirma.

O especialista também lembra que os treinos devem ser realizados de forma segura e supervisionada. "Toda academia ou centro de treinamento deve ter um profissional de Educação Física qualificado para acompanhar e orientar o aluno. Seja você iniciante ou experiente, essas orientações são fundamentais", destaca.

Além disso, Lukas recomenda uma consulta médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios. "É essencial verificar se o aluno está apto para a atividade que escolheu. Isso evita complicações de saúde no futuro e assegura um início seguro na prática de exercícios físicos", acrescenta.

Confira algumas dicas listadas por Luiz Fernando Lukas para quem prometeu se exercitar mais em 2025:

  • Experimente várias modalidades até encontrar uma preferida. Se você não sabe qual modalidade vai gostar, experimente todas possíveis. Enquanto você experimenta, você já está se exercitando.
  • Preste atenção no seu relógio biológico. Algumas pessoas estão mais dispostas pela manhã. Outras tem mais energia a tarde ou a noite. Então, organize a sua rotina de treinos de acordo com o ritmo do seu corpo.
  • Identifique os horários livres na sua agenda. A falta de tempo é uma das grandes desculpas para deixar de se exercitar. E encare o treino como um compromisso na sua agenda, ou seja, uma obrigação. 
  • Escolha fazer as atividades perto da sua casa ou do trabalho. Se você vai precisar pegar ônibus, ou andar muito para chegar na academia ou no local onde você vai praticar, as chances de desistir serão maiores.
  • Estabeleça metas realistas. Se elas forem fáceis demais você pode sentir tédio rapidamente. Se for muito difícil, você vai acabar desistindo. 
  • Procure um profissional de Educação Física para te auxiliar e te orientar.
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação BPRv
11/01/2025  09h23 Três pessoas morrem em dois acidentes de moto no interior de Sergipe
Daniel Soares/F5 News
11/01/2025  07h00 Confira a previsão do tempo para este sábado (11) em Aracaju
Ascom
10/01/2025  18h00 Teto da área de vivência do Hospital Universitário de Lagarto desaba com ventos fortes
Defesa Civil/Reprodução
10/01/2025  17h36 Árvore cai na Zona Oeste de Aracaju durante tempestade
Reprodução/Energisa
10/01/2025  17h28 Energisa orienta sobre os principais cuidados no período chuvoso

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado