Desembargadora Maria Aparecida Gama toma posse no TRE/SE
Ela ficará até 2014, e tem como primeiro desafio as eleições 2012 Cotidiano 16/01/2012 19h49Por Sílvio Oliveira
Vontade popular, soberania, voto livre e democracia foram às palavras mais ouvidas durante o discurso de posse da nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), a desembargadora Maria Aparecida Gama, ao fazer seu primeiro pronunciamento no cargo. A solenidade aconteceu, na tarde desta segunda-feira (16), na sede regional do Tribunal, em Aracaju, e contou com autoridades do mundo jurídico, político, presidentes de tribunais, familiares e amigos.
Antes de ser empossada, Maria Aparecida Gama recebeu das mãos do desembargador Ronivon de Aragão a medalha do grau Grã-Cruz, mais alta honraria da corte eleitoral de Sergipe. Em seguida, a juíza Cléa Monteiro Alves Schilimg mostrou os desafios de presidir o TRE, por conta da importância do voto e exercício da cidadania.
Cléa Alves ainda falou sobre a biografia da nova presidente, a passagem dela pela 13ª Vara Cível de Aracaju, sobre a atuação como auxiliar da presidência do TJ/SE e a valorização que Aparecida Gama dá aos estudos. “Ela chega com a maturidade profissional necessária e pronta para desenvolver um trabalho equilibrado e harmônico”, pronunciou.
No seu discurso de posse, a presidente Aparecida Gama começou citando nomes dos quais acredita ser símbolos do Estado, como Francisco Leite Neto, Orlando Dantas, João Seixas Dória, Benedito Figueiredo, Agnaldo Ceará, entre outros. Ela lembrou à Constituição quando expressa que todo o poder emana do povo, e destacou que o povo é a segurança da soberania. Também ressaltou a importância do cumprimento de dois princípios fundamentais na Justiça Eleitoral: o princípio da legitimidade e validade do voto popular e a princípio da presunção da não culpabilidade.
Aparecida Gama ainda falou sobre a missão que enfrentará este ano, com as eleições municipais, quando 1.404.351 eleitores do estado de Sergipe escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. “Preservarei acima de tudo a democracia brasileira”, destacou, dizendo que para o cargo de presidente do Tribunal Eleitoral de Sergipe existe uma eleição da qual foi vitoriosa. “Eleição legitima o poder e o qualifica”, completou.
A nova presidente substituirá a magistrada Suzana Maria Carvalho Oliveira e foi eleita no último dia 9 de janeiro pelo Pleno por 5 votos a 2. Ela desenvolverá às atividades no biênio 2012/2014. Já a vice-presidência e corregedoria regional eleitoral permanecem sob o comando da desembargadora Marilza Maynard Salgado de Carvalho.
Perfil
Natural de Ribeirópolis-SE, a desembargadora Aparecida Gama tem 77 anos, é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Processual.
Iniciou a vida profissional como advogada da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), onde atuou de 1969 até 1978. Como juíza, passou pelas Comarcas de Porto da Folha, Aquidabã, Japaratuba, São Cristóvão e Aracaju, onde atuou desde 1988.
Atuou também como professora substituta da Cadeira de Direito Civil VII de 12/11/1985 a 06/01/1986 na Faculdade Integradas Tiradentes.
Juíza Eleitoral das 3ª, 11ª e 21ª Zonas Eleitorais de 1978 até 1988. A Magistrada já foi também Membro Suplente do TRE/SE. Em 1990, Juíza Substituta da 27ª Zona Eleitoral no biênio 1992-1993 e Titular entre 2002 e 2004. Foi ainda Juíza de Direito da 13ª Vara Cível da Comarca de Aracaju e Juíza Auxiliar da Presidência do TJSE durante a gestão do Desembargador José Antônio de Andrade Góes, no biênio 2001-2002, e do Desembargador Artêmio Barreto, em 2007.
Tomou posse, em 2008, como Desembargadora do TJSE. Em 2009, assumiu a Corregedoria Geral da Justiça do TJSE para o biênio 2009/2011.
De cada 100 brasileiros, oito vivem em comunidades do país, de acordo com o IBGE
Segundo levantamento da FAO, Brasil aplicou 719,5 mil toneladas desses produtos em 2021
Cuidados são importantes para garantir uma festa mais tranquila
Previa carnavalesca, que se inicia nesta sexta (8), causará mudanças no trânsito da região
Concurso oferece seis vagas para cargos de nível superior; candidatos poderão interpor recursos até 12 de novembro