Cachorro é resgatado após dias preso em apartamento de Aracaju
Sem a presença humana, ele tentou pular de uma janela do apartamento Cotidiano | Por F5 News 20/06/2024 17h26Um cachorro foi resgatado nesta quinta-feira (20) pela Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) após ter sido encontrado trancado há vários dias em um apartamento na Zona Norte de Aracaju (SE).
Segundo informações da Polícia Civil, o animal, estressado por estar sozinho, tentou pular da janela, mas a ação da equipe evitou uma queda. O cachorro está em bom estado de saúde e se encontra em lar provisório aguardando adoção.
De acordo com o delegado Flávio Albuquerque, titular da Depama, a unidade foi acionada no sábado (15) após vizinhos relatarem que o animal estava abandonado no apartamento. "Os moradores ficaram preocupados com o bem-estar do cachorro, que demonstrava sinais de sofrimento e desespero", contextualizou o delegado.
Diante da denúncia, a equipe da Depama entrou em contato com a administração do condomínio, o síndico e a proprietária do imóvel, que havia locado o apartamento. "Com autorização judicial, a porta do apartamento foi arrombada para que pudéssemos resgatar o animal", explicou Albuquerque.
Ao entrar no local, os policiais encontraram o cachorro em estado de desnutrição e desidratação. "Ele foi levado imediatamente para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários. O animal já está em processo de adoção e se encontra em um lar provisório", relatou o delegado.
O delegado Flávio Albuquerque descreveu o momento do resgate como tenso e dramático. "O animal estava bastante debilitado e, ao ouvir o barulho da porta sendo arrombada, ele correu para a janela e tentou pular. Felizmente, a equipe agiu rapidamente e o impediu de se machucar", disse.
Durante a ação policial, a equipe da Depama encontrou uma tornozeleira eletrônica no apartamento. "A tornozeleira era monitorada por uma mulher investigada por furtos qualificados em lojas de departamentos na Bahia e em Alagoas", revelou o delegado.
Segundo apuração da polícia, a tornozeleira eletrônica foi desativada e extraviada em 2018. "A investigação sobre a tornozeleira e a situação do animal segue em andamento", finalizou Albuquerque.