Governo de Sergipe assina contrato de concessão com Iguá Saneamento
Empresa assume operação por 35 anos com previsão de R$ 6 bilhões em investimentos e criação de 20 mil investimentos Cotidiano | Por F5 News 18/12/2024 15h20
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri assinou, nesta quarta-feira (18), o contrato de prestação regionalizada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto do estado. A Iguá Saneamento será responsável pela operação do sistema pelos próximos 35 anos, em um processo que prevê investimentos superiores a R$ 6 bilhões e a geração de 20 mil empregos diretos e indiretos.
A assinatura, realizada entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e a Iguá, com anuência da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), marca o início da transição, que será coordenada por um comitê com representantes da Iguá, Deso, SAAEs, Agrese e Sedurbi. O comitê funcionará por 180 dias para ajustar as operações antes da transferência definitiva do sistema para a concessionária.
A Iguá Saneamento foi a vencedora do leilão realizado em setembro de 2024, na Bolsa de Valores B3, e assumirá a gestão dos serviços em todas as cidades da microrregião, exceto Capela. A concessão tem como metas a universalização do abastecimento de água e do saneamento básico, a continuidade da tarifa social e o congelamento de tarifas nos primeiros três anos de operação.
Nos próximos meses, a Iguá iniciará a operação assistida para mapear as necessidades locais e dar início às melhorias previstas no contrato. As expectativas incluem a modernização do sistema, maior eficiência nos serviços e a redução de problemas históricos relacionados à falta de água e saneamento em Sergipe.
Com informações do Governo de Sergipe.