Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XII)
Campo Verde consultoria rural e projetos Agropecuários. Há vinte sete anos referência no Agro sergipano. Blogs e Colunas | Haroldo Araújo Filho 08/09/2022 09h07 - Atualizado em 08/09/2022 16h05Existe uma passagem bíblica que diz: “toda árvore boa produz bons frutos” (Mt 7,17). Com este fragmento do Livro Sagrado que abrimos o capítulo de hoje para falarmos da conceituadíssima Campo Verde.
Seu idealizador, o Engenheiro Agrônomo Geraldo Soares Barreto é um dos sete “bons frutos” dos saudosos: Doutor José Barreto de Góes e Olga Soares Barreto da Fazenda Poção, localizada em Lagarto/SE.
A Campo Verde Consultoria Rural e Projetos Agropecuários foi fundada em 12/09/1995, na esteira do crédito rural e da criação do PROTERRA (Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agroindústria do Norte e do Nordeste), com objetivo de fazer o elo entre as instituições bancárias e o produtor rural, como também, prestar consultoria rural.
Com apenas dois anos de existência a Campo Verde já era uma empresa respeitada, consequência direta da competência e simpatia, características singulares do Dr. Geraldo Barreto, sem sombra de dúvidas, uma referência da Engenharia Agronômica sergipana até os dias atuais.
Em 1997, Geraldo Soares Barreto Filho, após a conclusão do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves – UniPinhal, localizada no município paulista de Espírito Santo do Pinhal, assume a Campo Verde mantendo as principais características do seu pai (competência e simpatia) somando a elas o espírito inovador e inquieto de um recém egresso dos bancos universitários.
Nesse diapasão, Geraldinho (assim que o chamamos no meio do Agro sergipano), inaugura um novo jeito, de planejar e gerir as propriedades rurais e, em especial, o de regularizar as propriedades rurais perante os órgãos oficiais.
Assim, é que ele inclui no portifólio da Campo Verde, serviços voltados à organização fundiária rural, como regularização cadastral junto ao INCRA e a declaração do ITR. Já nos processos judiciais envolvendo demandas relacionadas aos imóveis rurais, insere, também, o exercício da assistência técnica e da perícia.
Não diferente das empresas referências de cada setor, a Campo Verde ao longo dos anos, não tem medido esforços para permanecer sempre atualizada perante as demandas no setor rural sergipano, sejam na inovação dos serviços prestados ou nas constantes atualizações das legislações que regem o meio rural.
Atualmente a Campo Verde é composta por seis profissionais, sendo três deles Engenheiros Agrônomos, que prestam serviços em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (GEO), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Avaliação de Imóveis Rurais, Elaboração de Projetos de Crédito Agrícola, Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), Ato Declaratório Ambiental (ADA), Elaboração de Projetos de Rotacionado, Sobrevoo com Drones, dentre outros.
Mais recentemente ainda, a empresa fechou parceria de representação para o estado de Sergipe com a Multinacional DATAMARS, grupo empresarial que oferece soluções tecnológicas para pecuária, através dos produtos da Speedrite (Cercas Elétricas Rural), Simcro (Aplicadores e Seringas), Tru-Test (Balanças e Bastões) e Z-TAG (Brincos).
Enfim, aclamar a atuação da Campo Verde, representada pela competência e pela simpatia do Dr. Geraldo Barreto e do Dr. Geraldinho é, também, aplaudir os que fazem parte das belas Histórias do Agro Sergipano.
Engenheiro Agrônomo do Incra/Ministério da Agricultura, formado pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduado em Irrigação (UFS). Secretário de agricultura de Riachão do Dantas (2005-2007); Superintendente regional do Incra em Sergipe ( 2016-2017); Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário em Sergipe (2017); superintendente do Ministério da Agricultura (2019-2023). Antes de ingressar no serviço público atuou em empresas comerciais do ramo agropecuário.
E-mail: hafaraujo@yahoo.com.br
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.