Vereadores de Aracaju aprovam projeto de câmeras em terminais de ônibus
Neste mês, um jovem morreu após confusão entre torcidas organizadas no terminal DIA Política | Por F5 News 25/02/2024 10h00A proposta que visa reforçar a segurança nos terminais de integração da cidade por meio da instalação de câmeras de videomonitoramento foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju. O projeto é de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania).
O vereador destacou em seu discurso na tribuna da Câmara um incidente recente ocorrido no Terminal DIA, envolvendo supostos torcedores de duas torcidas organizadas, que resultou na morte de um jovem. Marques ressaltou a ausência de segurança no local, mencionando o pânico gerado entre passageiros e comerciantes do terminal durante a confusão.
"Os passageiros e comerciantes do terminal entraram em pânico com a confusão generalizada. Por isso, a necessidade de ter reforço na segurança. O videomonitoramento é uma ferramenta básica para ajudar os órgãos de segurança", defendeu o parlamentar.
Ricardo Marques tem discutido essa questão desde 2022, quando aprovou uma moção de apelo para que a prefeitura tomasse a iniciativa de instalar as câmeras de segurança e elaborasse um plano de fuga e incêndio para todos os terminais de integração.
"O Ministério Público solicitou um relatório técnico ao Corpo de Bombeiros, que, ao fazer uma vistoria em todos os terminais da capital, constatou várias irregularidades, bem como a ausência de requisitos mínimos de segurança. Agora, com o projeto aprovado por unanimidade, espero que o prefeito Edvaldo Nogueira sancione e faça cumprir essa lei para o bem e segurança de quem utiliza os terminais de ônibus", concluiu Ricardo Marques.