Vereador mais votado, Ricardo Vasconcelos quer continuar na presidência da CMA
Com mais de 11 mil votos, ele defende Legislativo atento às pautas mais sensíveis Política | Por F5News 07/10/2024 16h08O vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), alcançou nas eleições municipais 2024 a maior votação já obtida por um candidato ao Legislativo aracajuano nos últimos 30 anos. Foram 11.120 votos que lhe garantiram não apenas a recondução ao Legislativo da capital sergipana por mais quatro anos, como também força na articulação em busca de sua permanência no comando da Casa.
Confira quem venceu a eleição para Câmara Municipal de Aracaju
Ricardo é advogado, servidor da Deso e aos 39 anos ainda pode ser considerado novato na política, já que a primeira eleição que disputou foi em 2020, quando se elegeu vereador com 2.585 votos pela Rede.
Em apenas dois anos de mandato, conseguiu ser escolhido pelos pares para presidir a Câmara, em dezembro de 2022, e agora buscará renovar a sua posição de liderança por mais dois anos, como permite o regimento interno.
“Já vou começar a discutir (a eleição da presidência) com os meus pares (da próxima legislatura). Acredito que fiz uma boa gestão, procurando ter um parlamento independente, e que não vota contra o servidor, nem contra os movimentos sociais, mas busca contribuir com as pautas de interesse da sociedade”, declarou Ricardo Vasconcelos em entrevista à TV Sergipe, nesta segunda-feira (7).A expressiva votação, que aumentou 330% entre uma eleição e outra, na avaliação de Ricardo, tem como justificativa primária a capilaridade que sua campanha conseguiu junto às bases sociais.
“Eu acredito numa política bem próxima do cidadão. Foram quase 500 reuniões buscando compreender o que ainda pode melhorar na vida do povo de Aracaju. Eu tenho certeza que na próxima legislatura vamos entregar ainda mais resultados à população”, disse Vasconcelos.
O plano diretor de Aracaju, a licitação do transporte público, a regulamentação dos motoristas de aplicativo e táxi lotação, e a realização de concursos públicos são pautas prioritárias para a cidade, na visão do vereador.
“A gente tem que encarar os problemas de forma efetiva, a Câmara tem feito um grande trabalho, abraçando as causas mais sensíveis, e eu espero que a próxima legislatura pense da mesma forma”, afirmou o presidente da CMA.
Com um número menor de candidaturas para o Legislativo Municipal, esta eleição foi marcada por votações expressivas. O segundo vereador mais votado foi Breno Garibaldi (Rede), que conseguiu sua reeleição com 7.834 votos, seguido de Moana Valadares (PL), neófita na política, que obteve 7.216 votos.
A partir de 2025, 26 vereadores passam a compor o Legislativo de Aracaju e, da atual composição, apenas 14 vereadores conseguiram se reeleger para mais quatro anos de mandato.