TV Atalaia troca mediador de debate após denúncia sobre combinação de perguntas
O jornalista Gilvan Fontes foi escalado para conduzir programa no lugar de Sérgio Cursino Política | Por F5News 20/08/2024 10h53 - Atualizado em 20/08/2024 14h36A TV Atalaia decidiu trocar o responsável pela mediação do debate com os candidatos a Prefeitura de Aracaju, realizado nesta terça-feira (20), após a denúncia da Fan FM de um suposto encontro entre a candidata Emília Corrêa e o jornalista Sérgio Cursino, onde teria ocorrido a combinação de perguntas para os demais candidatos no programa.
O F5News apurou que a direção do Sistema Atalaia de Comunicação decidiu escalar o jornalista Gilvan Fontes, principal nome do telejornalismo da emissora para conduzir o confronto de ideias entre os prefeituráveis.Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a intenção do grupo de comunicação era manter a configuração inicial do debate, mas uma movimentação das coordenações das demais candidaturas pressionou a direção pela mudança na mediação.
O debate está marcado para ocorrer de 12h às 14h30. A TV Atalaia informou que a substituição foi feita a pedido de Sérgio Cursino pro questões de "foro íntimo".
A candidata Emília Corrêa confirmou durante o "Esquenta Debate", que contratou o apresentador Sério Cursino com autorização da Tv Atalaia. "O nosso marketing contratou, e ele é a voz oficial dos nosso vídeos que irão para programas eleitorais", afirmou.
Em nota, a candidata Yandra Moura (UB) disse repudiar a postura da campanha de Emília Corrêa e afirmou que não deve participar do debate. Ela sugeriu que o programa seja reagendado.
"As condições atuais, reforçadas pelas informações noticiadas e prints apresentados pelo jornalista, demonstram que postura do mediador e da candidata Emília não asseguram o equilíbrio necessário para uma discussão justa e igualitária que deve nortear todo o processo eleitoral e democrático", afirma Yandra.
Já o candidato Luiz Roberto (PDT) também considerou graves as denúncias veiculadas na imprensa, mas confirmou a participação no debate.
"Apesar dos graves fatos que pesam sobre a imparcialidade do debate, revelados por uma relação suspeita entre o mediador do debate do Sistema Atalaia de Comunicação e a candidata Emília Correia, em respeito à população aracajuana, participaremos do debate para apresentarmos nossas propostas para fazer Aracaju avançar com trabalho, ética e compromisso social", publicou em uma rede social.