TSE condena Valmir de Fransciquinho por abuso de poder econômico
Com o resultado, ex-gestor está inelegível para disputar as eleições deste ano Política | Por F5 News 23/06/2022 14h49Nesta terça-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a condenação do ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL), e do seu filho, o deputado estadual, Talysson de Valmir (PL), por abuso do poder econômico e político.
O relator do processo, Sérgio Silveira Banhos, votou pela inelegibilidade de Valmir, assim como os ministros Nunes Marques, Mauro Campbell Marques e o presidente do TSE, Luiz Edson Fachin.
Os ministros Carlos Horbach, Alexandre de Moraes e Benedito Gonçalves votaram a favor do ex-prefeito de Itabaiana.
Valmir de Francisquinho agora está impedido de disputar as eleições deste ano, à qual ele já havia lançado pré-candidatura ao governo de Sergipe.
Com a decisão, o deputado estadual Talysson Costa, conhecido como Talysson de Valmir, também deve perder o mandato na Assembleia Legislativa de Sergipe.
Entenda o caso
O TSE julgou a forma como se procederam as campanhas eleitorais de 2018, sob a suspeita de protagonismo de Valmir na campanha do filho, que teria tornado desproporcional a disputa entre os candidatos, favorecendo a candidatura de Talysson.
Os ministros decidiram que as ações de Valmir configuraram abuso de poder econômico e político, com o uso da máquina administrativa municipal por parte dele. ainda enquanto prefeito de Itabaiana.