TRE impugna candidatura de Valmir de Francisquinho ao Governo de Sergipe
Ainda cabe recurso para reverter a situação do candidato do PL Política | Por Antonio Cardoso 08/09/2022 16h18 - Atualizado em 08/09/2022 19h08O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) impugnou a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) ao governo de Sergipe nas Eleições 2022. Durante sessão nesta quinta-feira (8), o colegiado decidiu por unanimidade a situação do ex-prefeito de Itabaiana, mas ainda cabe recurso.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) contestou a candidatura porque Valmir foi condenado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018, ficando inelegível por oito anos. Consequentemente, ele está impedido de se candidatar até 2026, argumenta o MPE.
No julgamento, a defesa argumentou que a candidatura foi registrada antes da publicação do acórdão do TSE, no dia 25 de agosto, e que ele ainda aguarda o resultado de embargos.
No dia 23 de junho, o TSE manteve a condenação do ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho e de Talysson de Valmir (PL), seu filho, por abuso do poder econômico e político.
O processo julgou a forma como se procederam as campanhas eleitorais de 2018, sob a suspeita de protagonismo de Valmir na campanha do filho, que teria tornado desproporcional a disputa entre os candidatos, favorecendo a candidatura de Talysson.
Os ministros decidiram que as ações de Valmir configuraram o uso da máquina administrativa municipal por parte dele, ainda enquanto prefeito de Itabaiana.
Valmir recorreu novamente ao TSE para a anulação da decisão anterior, o que foi negado no dia 26 de agosto pelo o ministro Alexandre de Moraes, conforme informou F5 News.