Prefeito Edvaldo Nogueira viaja aos EUA para missão oficial
Presidente da Câmara assume gestão interinamente a partir desta quarta (30) Política | Por Agência Aracaju 30/08/2023 11h01 - Atualizado em 30/08/2023 11h15O prefeito Edvaldo Nogueira transmitiu a chefia do Executivo para o presidente da Câmara Municipal Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, nesta quarta-feira (30).
O gestor se ausenta do cargo até o próximo domingo (3), para participar do Lide Brazil Development Forum, que acontecerá em Washington DC, nos Estados Unidos, nos dias 1 e 2 de setembro.
Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo será um dos palestrantes do painel “Oportunidades de financiamento para infraestrutura e serviços públicos nos estados e municípios brasileiros”. Durante a missão oficial, o prefeito também participará de um evento na Embaixada do Brasil em Washington e outro na sede do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).
“Este é um momento muito importante. Estou indo para Washington para participar de um evento liderado pelo Lide Brasil, onde vão ter investidores internacionais, governadores, prefeitos, senadores, empresários, especialistas e vamos apresentar nossos estados e municípios. Eu irei apresentar Aracaju e vou representar a Frente Nacional de Prefeitos, tratando sobre a importância da captação dos investimentos para os municípios. Hoje, a cidade é o polo do desenvolvimento e do progresso, ela é o setor dinâmico das administrações públicas porque as pessoas vivem na cidade. Então, será um debate fundamental e me sinto honrado por participar”, destacou o prefeito.
Ao apontar a atração de investimentos para os municípios como um dos principais focos da missão, Edvaldo ressaltou também que a programação incluirá reuniões com instituições financeiras, como o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), para a apresentação de cases de sucesso, como é o caso de Aracaju.
“Vamos mostrar a importância desses investimentos dos bancos para as cidades. Aracaju, por exemplo, deu um grande salto com os dois financiamentos firmados nas minhas gestões, um em 2012, de 30 milhões dólares, e outro em 2019, de 75 milhões de dólares. Foram empréstimos que nos permitiram realizar obras que mudaram a face da capital, que melhoraram a vida dos aracajuanos e essas experiências serão mostradas para que outras cidades possam contar com os bancos multilaterais e serem alavancadas”, detalhou.
Ao fazer a transmissão do cargo, o gestor enalteceu também a relação harmoniosa entre o Executivo e Legislativo, e frisou que “Aracaju estará em boas mãos” em sua ausência. “Viajo muito tranquilo. Nosso vereador Ricardo tem muita experiência, é o presidente da Câmara, já assumiu a gestão de Aracaju e, com certeza, pela competência e capacidade que têm, fará um grande trabalho à frente da Prefeitura nesses dias em que estarei fora. Além disso, temos uma relação de muita harmonia com o Legislativo, trabalhamos juntos pelo desenvolvimento da nossa capital. Então, confio no talento de Ricardo e viajo com a certeza de que Aracaju estará em boas mãos”, garantiu.
Já como prefeito em exercício, o vereador Ricardo Vasconcelos agradeceu Edvaldo pelo gesto. Ele também se disse preparado e tranquilo para comandar a capital nos próximos dias.
“Assim como foi da vez anterior, tenho certeza de que tudo correrá bem. O prefeito Edvaldo vem fazendo uma excelente gestão e, por isso, não teremos nenhum tipo de transtorno. Ele sempre respeitou o Legislativo e, juntos, temos trabalhado pela capital. Desejo que ele faça uma viagem profícua e que traga boas notícias para o povo de Aracaju. Tenho certeza que o prefeito, com toda a sua habilidade, o seu prestígio, não só no cenário nacional, como também internacional, trará grandes oportunidades de investimentos aqui para a nossa cidade”, declarou.
O evento
Realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o Lide Brazil Development Forum 2023 ocorrerá nos dias 1 e 2 de setembro, nos Estados Unidos, com a finalidade de colocar no centro das discussões temas fundamentais para o desenvolvimento do país, a exemplo da sustentabilidade, energias renováveis, meio ambiente, saúde, educação e infraestrutura urbana. As perspectivas econômicas do Brasil também serão debatidas pelos participantes.
O prefeito Edvaldo Nogueira será um dos palestrantes do primeiro dia de evento, no painel “Oportunidades de financiamentos para infraestrutura e serviços públicos nos estados e municípios brasileiros”, ao lado de outros gestores municipais e estaduais, como o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. Também serão palestrantes do evento o presidente do BID, Ilan Goldfajn; o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto; o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco e a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.
Acompanharam o ato o deputado estadual Manoel Marcos, o presidente da Câmara Municipal em exercício, vereador Fabiano Oliveira, os vereadores Antônio Bittencourt, Breno Garibalde, Sargento Byron, Elber Batalha, Zezinho do Bugio, Soneca, Cícero do Santa Maria, Binho, Anderson de Tuca, Pastor Eduardo Lima e Milton Dantas, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto Dantas, além de secretários municipais.