Plenamente recuperado, Déda reassume o governo do Estado
Política 08/08/2011 13h46Num ato simples, realizado na sala de reuniões do Palácio dos Despachos na manhã desta segunda-feira, dia 8, o governador Marcelo Déda (PT) reassumiu o comando do Governo do Estado. Além de enaltecer e agradecer a forma “digna e elegante” adotada pela governadora em exercício nos últimos 10 dias, deputada Angélica Guimarães (PSC), o governador ressaltou a importância da concretização de investimentos estratégicos para o desenvolvimento de Sergipe no período.
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à deputada Angélica Guimarães pela forma extremamente digna e elegante de como ela se portou durante estes 10 dias. Manteve a administração do estado em pleno funcionamento, sem qualquer solução de continuidade, tomou iniciativas que produziram benéficos para o governo, mas, principalmente, para a sociedade. Portanto, ela agiu no exercício pleno das funções de governadora”, ressaltou Marcelo Déda, referindo-se à iniciativas como o encaminhamento do projeto de emenda constitucional que ampliou a licença-maternidade para as militares, dentre outras ações.
“O gesto da deputada Angélica, ao enviar o referido projeto à Assembleia Legislativa revela, além de traduzir uma das metas do nosso governo em respeitar e ampliar o direito dos servidores, a forma singular de atuação uma mulher que está à frente do governo. Este projeto tem a marca da sensibilidade feminina, do compromisso profissional, da representação popular e do respeito às mulheres do nosso estado. Isto caracteriza a ação política da deputada Angélica Guimarães”, sentenciou o governador.
Gratidão e reconhecimento
A deputada Angélica Guimarães fez questão de agradecer a todos os secretários e servidores que auxiliaram direta e indiretamente o período em que esteve à frente do Poder Executivo, além de destacar a importância do gesto do governador Marcelo Déda em conceder-lhe a oportunidade de entrar para a história como a primeira mulher, oriunda do Poder Legislativo, a ocupar a função de governadora, sendo também a quarta mulher a ocupar a função (a antecederam na função a desembargadora Clara Leite de Rezende, a vice-governadora Marília Mandarino e a desembargadora Marilza Maynard, em períodos distintos).
“Este gesto significa a confiança do governador Marcelo Déda no Parlamento sergipano, na nossa agremiação partidária e no meu trabalho como parlamentar”, ressaltou Angélica. “Foram 10 dias onde buscamos agir intensamente dividindo o nosso tempo entre audiências internas, visitas a municípios, onde inclusive tivemos a honra de chegar ao município de Japoatã levando obras e realizações que representam benefícios para a minha terra e a minha gente”, complementou a deputada.
Retorno e investimentos
Após os atos solenes, o governador Marcelo Déda afirmou que, ao retornar ao comando do Estado, as boas notícias que obteve neste período de afastamento renovam a perspectiva de crescimento consolidado que Sergipe vivencia nos últimos anos. “Me sinto muito feliz ao retornar ao Governo, uma vez que recebi uma excelente notícia que me foi passada pela diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster, informando que já agora em setembro a Petrobras poderá dar a ordem de serviço para a ampliação da Fafen, que significa um investimento de R$ 130 milhões e um novo produto para a economia sergipana que é o sulfato de amônia”, relatou Déda.
O governador explicou que este novo produto é um adubo comumente utilizado nas plantações de cana-de-açúcar no Nordeste. “Com isso nós adensamos a cadeia produtiva de fertilizantes já existente em Sergipe. Este é, portanto, um investimento de extrema relevância, já que significa a ampliação da Fafen e a inserção de um novo produto na economia sergipana, que será exportado para todo o nordeste brasileiro e que também servirá para o fortalecimento da economia sergipana”, afirmou Marcelo Déda, apontando para a perspectiva de crescimento da economia sergipana.
Saúde
O governador também fez um relato da sua revisão de exames de saúde, tranquilizando os sergipanos quanto ao seu estado físico. “Também retorno feliz, já que uma das razões deste afastamento foi uma visita aos médicos que cuidaram de mim há um ano e meio, e eu não poderia ter uma alegria maior do que ouvir do meu cirurgião [Dr. Roberto Kalil] a informação de que estou plenamente recuperado, após a análise dos exames a que fui submetido”, revelou.
Ele também relatou que os médicos elogiaram a última intervenção cirúrgica realizada pelo governador em Sergipe (para correção de uma hérnia), ressaltando a qualidade do trabalho executado pelos profissionais sergipanos. “Graças a Deus, do ponto de vista pessoal, só obtive notícias positivas e a recomendação de incorporar ao cotidiano as atividades físicas, o que prometi fazer”, completou Déda.
Foto: Marcos Rodrigues/ASN
Avaliação é de analistas entrevistados pela Agência Brasil
Obra aborda vivências empresariais e políticas, sobretudo a luta pela redemocratização
Senado tem primeira sessão de CPI para rever leis das apostas online
Decisão ratifica legalidade do certame e assegura ao Estado direito de realizar obras