MP pede investigação contra ministro Márcio Macêdo após foto no Pré-Caju
No Portal da Transparência consta que ele estaria com organizações sociais do estado Política | Por Gabriel Ribeiro 10/01/2024 18h48 - Atualizado em 11/01/2024 16h09Nesta quarta-feira (10), portais nacionais noticiaram que o Ministério Público, junto com o Tribunal de Contas da União (MPTCU), apresentou uma representação pedindo que o TCU investigue a viagem realizada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, no final de 2023, durante o Pré-Caju em Aracaju.
O caso resultou na saída da número 2 do Ministério, Maria Fernanda Ramos Coelho, conforme revelado pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo.
O subprocurador-geral Lucas Furtado protocolou o documento nesta terça-feira, solicitando que o TCU tome as medidas necessárias para investigar "possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa" relacionadas ao uso de verbas públicas para a compra de passagens. A decisão de abrir ou não a apuração agora está nas mãos da presidência do TCU.
Reportagem no site da revista Carta Capital afirma que "além do petista, outros três servidores da pasta foram à capital de Sergipe, reduto eleitoral do ministro, ao Pré-Caju, uma espécie de carnaval fora de época que acontece em novembro, com passagens custeadas com dinheiro público".
"No Portal da Transparência, contudo, a justificativa oficial é de que Macêdo e seus auxiliares estiveram em uma agenda no Instituto Renascer Para Vida – mas não há, por exemplo, registros desse compromisso nas redes sociais do ministro", diz ainda a reportagem da Carta Capital.
O F5 News buscou contato com o Ministério da Secretaria-Geral da Presidência, mas até a publicação desta matéria não houve retorno por parte do órgão. O portal permanece à disposição.