Ministro Wellington Dias assina acordos com governo de Sergipe e empresas
Em Aracaju, combate à fome e pactos com setor empresarial foram as principais pautas Política | Por F5 News 30/05/2023 13h30 - Atualizado em 30/05/2023 13h38Após a visita do ministro da Justiça, Flávio Dino, que lançou o programa de segurança com cidadania nessa segunda-feira (29), agora foi a vez do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, cumprir agenda em Aracaju.
Nesta terça-feira (30), ele assinou um protocolo entre o MDS, o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju para o desenvolvimento de ações do Plano Brasil sem Fome, pacto para a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e para a inclusão socioeconômica da população mais vulnerável. Cerca de R$ 15 milhões serão voltados para a assistência em todo o estado.
Em seu discurso, o ministro Wellington Dias, destacou a situação alarmante da questão da fome no Brasil.
"Imagine que em algum lugar nesse instante, em Aracaju, em Sergipe, no Brasil, alguém não tem a certeza do almoço, nem da janta. Um país que é o terceiro maior produtor de alimentos no mundo. Uma das dez maiores economias do mundo. Digo essas coisas para compreender que, sim, temos compromisso e disposição de cuidar dos mais pobres", afirmou Wellington Dias.
Em sua fala, ele também ressaltou a importância dos poderes públicos federal, estadual, municipal e do setor privado em andarem juntos. "Quando município, estado, governo, setor empresarial, todos que somos legais, não damos as mãos, o crime organizado dá. A criminalidade, a prostituição, a venda de drogas vai lá em cima. Estou chamando atenção do Brasil para gente estar muito atento. Nós temos que vencer essa batalha. Nós temos que estar juntos.", disse Wellington Dias.
"Tenho oportunidade de ver empregados e empresários, empregadores e trabalhadores sentados lado a lado. Entendendo que a somação de forças, a parceria dessa união que vai poder fazer esse jogo virar. Acabou a época em que o empregado via o patrão como vilão e o vilão achava que o empregado estava ali só para explorar dele. A gente tem que se somar para mudar a realidade do nosso povo", complementou o ministro.
O evento contou com a presença de autoridades do setor público e de representantes do setor privado, fomentando o debate sobre a promoção da dignidade e do trabalho.
"Hoje é um dia de muita alegria para mim e penso que para todos nós que militamos, que estamos no poder público, na iniciativa privada, porque somos habitantes desse país chamado Brasil e nos preocupa diuturnamente a questão da fome e o desemprego", afirmou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
O governador Fábio Mitidieri destacou a importância da política pró-emprego e seus benefícios. "A política social mais duradoura é o emprego. Nada dignifica mais do que você sustentar sua família com seu emprego. Colocar comida na mesa é necessário para gente que está passando fome. Assistência social através dos programas sociais é importante hoje porque é fundamental para que a gente vire esse jogo", afirmou.
Foram feitos alguns acordos com representantes do setor empresarial, no sentido de cooperação para a oferta de vagas de emprego a beneficiários das políticas do MDS. O objetivo é alicerçar uma política de responsabílidade social.
Um desses acordos foi estabelecido com o Grupo Multserv e visa inserir, como candidatos em seus processos seletivos, os beneficiários dos programas sociais inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).
De acordo com diretor executivo do Grupo Multserv, William Alves, é objetivo também das empresas trabalhar para reduzir as desigualdades do país."Toda as empresas, governos e sociedade devem estar compromissados com o desafio de reduzir as desigualdades sociais em nosso país, notadamente com a geração de renda e oportunidades de empregos para a população", afirmou Alves.
"A Multserv é uma das maiores empregadoras em Sergipe e está sempre aberta a parcerias que promovam a geração de empregos e o empreendedorismo", complementou.
Segundo a gestora de Recursos Humanos do grupo, Cathia Palhares, um acordo dessa natureza traz vários benefícios.
"Participar de um programa social como esse é aprender as melhores práticas em questões como gestão de recursos, planejamentos de projetos e colaboração efetiva com outras organizações e segmentos. É uma oportunidade para a empresa fazer a diferença na sociedade, atrair e reter talentos, valorizando as pessoas com uma postura consciente e ética", enfatizou.
Adolfo Rodrigues, representante administrativo da Multserv também presente no evento, falou ao F5 News sobre a dimensão da iniciativa.
"A importância é de representar Sergipe como uma empresa que tem o foco em fomentar o emprego no estado há quase 40 anos. E nada mais justo que participar ativamente desse protocolo, demonstrando a intenção de abraçar esse plano de trabalho do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no CadUnico através da geração de oportunidade de emprego", afirmou ao portal.
Convênios e compromissos
O ministro Welligton Dias também assinou um aditivo do convênio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Leite.
Na solenidade, o Governo Federal também firmou um termo de compromisso para execução dos recursos do PAA na modalidade Doação Simultânea, pelo qual alimentos adquiridos da agricultura familiar são doados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Após a solenidade, o ministro seguiu para almoço com o Fórum Empresarial de Sergipe, no qual ocorre a assinatura do Pacto de Inclusão Socioeconômica entre a entidade e o MDS