Ministério da Saúde exonera diretor sergipano após dança sensual em cerimônia
A apresentação ocorreu no 1° Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil Política | Por F5 News 09/10/2023 11h33O Ministério da Saúde anunciou a exoneração do diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, o sergipano Andrey Roosewelt Chagas Lemos, após uma apresentação de dança sensual no 1° Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil realizado na última quinta-feira (05).
Segundo o Ministério, o diretor assumiu integralmente a responsabilidade pela apresentação da dançarina que aconteceu durante o intervalo do evento. Outros seis artistas também realizaram apresentações artísticas.
“O Ministério da Saúde reforça que o episódio isolado não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro. O evento, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como objetivo apoiar a implementação e gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural”, informou a pasta em nota.
A ministra da saúde, Nísia Trindade, disse em vídeo que foi surpreendida pela apresentação e a classificou como um “fato inadmissível que causou grande comoção em nossa sociedade“.
A nota do ministério informou ainda que a curadoria para organização de eventos oficiais será centralizada no gabinete da ministra. “Para evitar que situações semelhantes ocorram novamente, a pasta imediatamente criou uma curadoria de eventos, vinculada ao Gabinete da Ministra, que avaliará se as participações propostas estão adequadas com a conduta e com a missão institucional do Ministério da Saúde”, informou a pasta.
Andrey Lemos
Doutorando no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Andrey é mestre em políticas públicas em saúde pela Fiocruz e coordenou o Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais.
Andrey foi assessor parlamentar da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) e ocupou um cargo comissionado na Secretaria da Saúde da capital (SMS).
No Ministério da Saúde atuou nas políticas de Saúde Integral da População Negra e população LGBTQIA+ e foi apoiador institucional na atenção básica junto a estados e municípios.
Andrey também assessorou a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho e a Câmara Técnica da Atenção Básica do Conselho Nacional de Saúde (CNS).