Laércio rebate acusações de Rogério sobre relatório da Transição Energética | F5 News - Sergipe Atualizado

Economia
Laércio rebate acusações de Rogério sobre relatório da Transição Energética
'É chantagem com Sergipe', avaliou o progressista em discurso na tribuna do Senado
Política | Por F5 News 30/10/2024 18h43 - Atualizado em 30/10/2024 19h14


O senador Laércio Oliveira (PP) respondeu nesta quarta-feira (30), em discurso na tribuna do Senado, às acusações feitas pelo também senador Rogério Carvalho (PT) ontem, em referência ao Programa de Aceleração da Transição Energética, Eólicas Offshore e criação do Mercado de Carbono (Paten).

Carvalho acusou Laércio de incluir em seu relatório ao Paten um “jabuti” que, segundo disse, iria contra os interesses de Sergipe, ao retirar da Petrobras o controle sobre o gás natural associado ao petróleo.

Em seu discurso de resposta hoje, o senador progressista disse ver com estranheza declarações – que chamou de contraditórias – vindas da Petrobras, cujos interesses foram defendidos por Rogério Carvalho no dia de ontem. “Não é possível aceitar que a Petrobras, visando exercer o domínio total do mercado, compre gás natural de muitos produtores nacionais e também seja o grande agente importador de gás da Bolívia”, disse Laércio.

“Ainda mais estarrecedor é o fato da estatal deliberadamente reinjetar, de forma desnecessária, grandes volumes de gás que poderiam ser escoados e ofertados ao mercado, bem como postergar indefinidamente a implantação de novos projetos, como o Sergipe Águas Profundas, que poderia trazer a autossuficiência nacional de gás natural, promovendo um choque de oferta e aumento de competitividade para a indústria brasileira”, complementou.

Laércio acusou a Petrobras de adiar, de maneira intencional, esse projeto, para que não aconteça aumento de oferta e, por consequência, queda nos preços. “A companhia exerce o domínio do mercado maximizando os seus ganhos no setor de gás às custas de atrasar o desenvolvimento industrial do país, trazendo prejuízos imensos para Sergipe e para o Brasil”, analisou.

Em alusão a Rogério Carvalho, ele afirmou: "Lamento que tenhamos um senador nesta casa que defende o preço alto do gás natural no Brasil".

O progressista considerou o encerramento do discurso de Carvalho como “uma afronta ao Poder Legislativo, soando como uma ameaça ao país e uma chantagem com Sergipe”. Isso porque o petista afirmou que, se houver a aprovação do texto que contribui para retirar da Petrobras a concentração de mercado do gás natural, a estatal não voltaria ao estado.  

“Não podemos aceitar esse tipo de tentativa de intimidação”, disse Laércio, citando que as propostas apresentadas em seu relatório foram discutidas com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e sua equipe. “Eles entendem a necessidade de promover uma redução do preço do gás no Brasil e que o projeto está alinhado com o Programa Gás para Empregar, recentemente instituído por decreto do Governo Federal”, disse o senador.  

 

 

 

 

Mais Notícias de Política
Tomaz Silva/Agência Brasil
19/11/2024  14h15 Consenso do G20 é vitória do Brasil e do multilateralismo
Divulgação
18/11/2024  18h32 Gama conta tudo: ex-prefeito de Aracaju lança autobiografia nesta terça (19)
Ascom Gov SE
16/11/2024  08h46 Laércio comemora destaque do Programa Primeiro Emprego no G20 Social
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
12/11/2024  14h32 Bets são cassinos instalados dentro das casas, diz presidente da CPI
Marcos Rodrigues/ASN
09/11/2024  14h00 TCU rejeita pedido de suspensão das obras da ponte Inácio Barbosa/Coroa do Meio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado