Laércio homenageia UFS que recebeu nota máxima do Ministério da Educação
Nota objetiva avaliar o grau de eficiência na utilização dos recursos públicos Política 29/02/2024 15h34O senador Laércio Oliveira discursou no Plenário do Senado para homenagear a Universidade Federal de Sergipe que recebeu a nota máxima — a nota 5 — no recredenciamento institucional realizado pelo INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
Ele também destacou suas destinações de emendas para a instituição. “Foi por meio da educação que tive sucesso como empreendedor. Foi por meio da educação que cheguei à política. E agora, por meio da política, eu gostaria de ver cada jovem brasileiro tendo acesso a oportunidades ainda melhores”, disse.
O recredenciamento institucional é uma avaliação periódica, obrigatória para todas as Instituições de Ensino Superior do País. No caso das instituições públicas, visa, fundamentalmente, a avaliar o grau de eficiência na utilização dos recursos públicos.
São avaliados cinco eixos principais: planejamento e avaliação institucional, políticas acadêmicas, desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas de gestão.
Quando passou por sua última avaliação, há mais de 10 anos, a Universidade Federal de Sergipe era ainda uma universidade de pequeno porte. Apesar de ter sido fundada em 1968, ainda não tinha o alcance e a excelência que tem hoje. A nota recebida, naquela época, foi 3: atendia aos requisitos mínimos exigidos, mas não se destacava.
Hoje, são mais de 20 mil alunos matriculados em mais de 100 cursos de graduação, e quase 3 mil estudantes em cursos de mestrado e doutorado. A universidade oferece seus serviços em seis campi, localizados em Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras, Lagarto e Nossa Senhora da Glória. Este último campus, fundado em 2015, foi instalado no interior do Estado, no Alto Sertão Sergipano. “Ele concretiza o desejo de levar a educação superior para o homem do campo, do interior, do sertão”, observou.
A construção do Campus do Sertão contou com emenda do senador. Ele destinou 3 milhões 500 mil reais que estão sendo utilizados também para melhorar as instalações e equipamentos no Hospital Universitário e para a construção do Centro de Biotecnologia Animal.
“Destinei também 20 milhões de reais em emendas de bancada para o Programa Primeiro Emprego, do Governo de Sergipe que será feito em parceria com a UFS. Estou muito feliz com essa possiblidade de qualificar mais de 5 mil jovens do nosso Estado, que terão a oportunidade de se projetar para o mercado de trabalho. É assim que começaremos a construir uma sociedade mais justa e digna. É um passo decisivo para o futuro dos jovens sergipanos.
Esse programa visa capacitar os sergipanos para empresas que venham se instalar em Sergipe a partir do polo de fertilizantes, do gás e do petróleo. Essa é uma etapa crucial para preparar os jovens para as exigências do mercado de trabalho em evolução constante. Com a perspectiva de empresas se instalarem no nosso estado, que é a estrela do gás, será fundamental que os jovens estejam qualificados e com a experiência do primeiro emprego”, disse.
“A inclusão da Universidade Federal de Sergipe no ranking das universidades com nota máxima no recredenciamento institucional do Ministério da Educação é motivo de grande orgulho para todos nós. É uma prova de que não apenas Sergipe, mas o Brasil, têm capacidade para oferecer uma educação superior de qualidade. Uma educação fiel aos padrões de excelência previstos no inciso VII do artigo 206 de nossa Constituição Federal”, finalizou o senador.
Fonte: Assessoria de Imprensa