Justiça suspende inquéritos contra Valmir sobre caso do matadouro
Demora para o encerramento do inquérito justificou decisão de desembargador Política | Por F5 News 13/09/2023 11h04O desembargador Gilson Felix dos Anjos suspendeu a tramitação dos inquéritos e da ação penal relacionados ao caso do matadouro de Itabaiana contra o ex-prefeito do município, Valmir de Francisquinho.
A defesa do político alegou que o tempo para a conclusão dos inquéritos, iniciados em 2018, ultrapassou o limite razoável, resultando em uma "ineficiência por parte do Estado".
Conforme noticiou o F5 News, Valmir chegou a ser afastado e preso durante as investigações conduzidas pelo Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap). No entanto, ele foi reconduzido ao cargo em 2019.
Leia Também
"São mais de cinco anos a contar da data da portaria, mais de quatro anos a contar da autorização de instauração de IP em face do paciente [réu, investigado, submetido a um inquérito policial] que, à época, ocupava o cargo de prefeito da cidade de Itabaiana. Apesar desse tempo transcorrido, observo que o inquérito policial não foi concluído. Pelo contrário, foram feitos sucessivos pedidos de prorrogação de prazos, o que, em minha avaliação, vai contra o princípio da razoabilidade e, possivelmente, da dignidade humana, além de evidenciar uma ineficiência estatal.”, despachou o desembargador Gilson Felix.