Justiça mantém inelegibilidade de Dr. Roberto (PT) em Cedro de São João
TRE-SE indefere candidatura por falta de quitação eleitoral e condenação por improbidade Política | Por F5 News 30/09/2024 14h28 - Atualizado em 30/09/2024 15h04Neste sábado (28), a Justiça Eleitoral manteve a decisão de primeira instância que indeferiu o registro de candidatura de José Roberto Lima Santos, conhecido como Dr Roberto (PT), ao cargo de vice-prefeito de Cedro de São João (SE) nas Eleições 2024. A informação foi divulgada somente nesta segunda-feira (30).
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), o indeferimento foi motivado pela ausência de quitação eleitoral, uma vez que o candidato não apresentou prestação de contas de campanhas eleitorais anteriores, conforme exigido pela Resolução-TSE nº 23.609/2019.
Além disso, Dr Roberto foi condenado por improbidade administrativa, o que resultou em sua inelegibilidade, nos termos da Lei Complementar nº 64/1990.
Segundo o G1, a polícia cumpriu, em 2016, um mandado de prisão contra ele, expedido em maio de 2015. Ele foi condenado por crimes contra o patrimônio e apropriação indébita. O processo teve início em 1999, e o acusado recorreu até o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desde maio de 2015, quando foi decretada sua prisão, o ex-prefeito era considerado foragido.
O relator do processo, juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, ressaltou que, apesar de o período de suspensão dos direitos políticos ter terminado em 2016, a inelegibilidade ainda persiste. Isso ocorre porque o candidato não cumpriu integralmente a pena, já que não houve o ressarcimento do dano ao erário e o pagamento da multa estabelecida.
Com a decisão unânime do TRE-SE, Dr Roberto permanece inelegível, sendo impossibilitado de participar das eleições deste ano.