Inelegível, Valmir mantém nome na disputa pelo governo de Sergipe
Ex-prefeito de Itabaiana foi condenado pelo TSE a oito anos de inelegibilidade Política | Por F5 News 12/09/2022 18h20O candidato ao governo de Sergipe Valmir de Francisquinho (PL) anunciou que mantém a sua campanha, mesmo após a impugnação de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), em entrevista nesta segunda-feira (12).
O ex-prefeito de Itabaiana afirmou que, apesar do indeferimento de sua chapa, o TRE permitiu que ele usasse os recursos de campanha, do fundo eleitoral, bem como o tempo de TV e rádio.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) contestou a candidatura porque Valmir foi condenado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018, ficando inelegível por oito anos. Consequentemente, ele estaria impedido de se candidatar até 2026.
O advogado de Valmir, Evânio Moura, também esteve presente na coletiva e afirmou que está confiante de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá reverter a situação e permitir a disputa no pleito.
No entanto, o próprio TSE condenou o ex-prefeito da cidade serrana em junho deste ano por 4 votos a 3, junto ao seu filho, o ex-deputado estadual Talysson Costa, que renunciou à disputa deste ano.
Entenda o caso
O TSE julgou a forma como se procederam as campanhas eleitorais de 2018, sob a suspeita de protagonismo de Valmir na campanha do filho a deputado estadual, que teria tornado desproporcional a disputa entre os candidatos, favorecendo a de Talysson.
Os ministros decidiram que as ações de Valmir configuraram abuso de poder econômico e político, com o uso da máquina administrativa municipal por parte dele. ainda enquanto prefeito de Itabaiana.