Fábio critica articulação de Nitinho para 2024: ‘ele passou do limite’
Governador quer acabar com fogo amigo contra o prefeito Edvaldo Nogueira Política | Por F5 News 23/08/2023 16h52O governador Fábio Mitidieri (PSD) fez duras críticas ao comportamento do vereador Nitinho Vitale (PSD) que, na ânsia de viabilizar seu nome como candidato a prefeito de Aracaju em 2024, tem feito críticas reiteradas à gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) na tentativa de ampliar sua articulação para angariar futuros apoios. “Entendo que Nitinho passou dos limites, é meu amigo, mas falou demais, ele não pode falar pelo PSD”, avalia o governador.
As declarações do chefe do Executivo estadual foram dadas nesta quarta-feira (23) em entrevista à rádio Rio FM. Nela, Mitidieri reconhece como legítima a indicação de pré-candidaturas à Prefeitura, mas afirma que a unidade do grupo precisa ser preservada.
“Como líder não vou impor, vou construir, quero construir. É justo que Edvaldo coordene a sua sucessão, mas ele vai ter que ouvir todos os aliados do grupo, e como político experiente, tenho certeza de que terá essa compreensão e espero que todo o grupo também tenha. Eu não sou de tolher o desejo de ninguém, mas essa postura (de Nitinho) não agrega, começa a criar atritos onde não devem existir”, disse Fábio Mitidieri.
A leitura de Fábio não é isolada. Recentes entrevistas do vereador aracajuano e um encontro entre o ex-deputado federal André Moura (União) e 14 parlamentares aracajuanos não repercutiram bem entre aliados governistas e motivaram, inclusive, uma nota pública do PDT, na qual afirma que “atitudes como a do vereador Nitinho não contribuem para a salutar convivência e unidade, tão caras ao nosso grupo”.
Fábio também informou que deverá agendar uma reunião com os integrantes de todos os partidos que compõem o agrupamento a fim de aparar as arestas numa tentativa de restaurar a coesão interna.
“Não pode haver uma imposição de candidaturas ou diminuir pessoas das quais você vai precisar do apoio amanhã. Como você vai pedir apoio a quem hoje critica? A unidade desse grupo é o que nos dá as maiores condições de sucesso nas urnas”, disse o governador. “Como uma questão de lealdade, de compromisso, quem comandará o processo na esfera municipal será Edvaldo. Está na hora de baixar um pouquinho a bola”, completou.
Para além das declarações públicas, há ainda nos bastidores o entendimento de que não seria do próprio Nitinho a iniciativa do fogo amigo para enfraquecer Edvaldo Nogueira. Há, segundo fontes ouvidas pelo F5News, a compreensão de que, embora acumule seis mandatos, o vereador ainda não teria capital político suficiente para encampar a disputa majoritária pelo Executivo aracajuano.
Em entrevistas recentes, o prefeito Edvaldo Nogueira reiterou que não pretende abrir mão da coordenação do processo de escolha daquele (a) que será o futuro candidato (a) governista no pleito do ano que vem. Ele também afirmou que considera natural a apresentação de pré-candidaturas e vai “trabalhar para que o nome que eu escolha seja consensual e que a gente potencialize a sua vitória”.
O F5 News não conseguiu contato com o vereador Nitinho Vitale até a publicação desta notícia. O espaço segue à disposição.