Eleições 2024: número de candidatos a vereador reduz 33% em Aracaju
Saiba como consultar o detalhamento das candidaturas na capital sergipana Política | Por F5News 16/08/2024 16h02O número de candidatos ao cargo de vereador em Aracaju teve uma redução de 33% nas Eleições 2024 em comparação ao pleito de 2020. Os dados constam no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme levantamento feito pelo F5News nesta sexta-feira (16), primeiro dia de campanha
Ao todo, a Justiça Eleitoral recebeu 482 registros de candidatura para a disputa da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que a partir da legislatura de 2025 terá 26 parlamentares, número maior do que na legislatura atual.
Em 2020, segundo o TSE, concorreram 722 candidatos na capital sergipana, sendo 24 deles eleitos no primeiro turno daquele ano. A eleição passada teve o maior número de candidatos da série histórica na capital sergipana.
Considerando o número de vagas abertas, o Tribunal estima uma concorrência de 18,5 candidatos para cada uma delas. Do total de candidatos este ano, 23 estão tentando a reeleição, ou seja, já compõem a atual legislatura.
O aumento do número de vagas na Câmara de Aracaju foi aprovado pelo próprio Legislativo em setembro do ano passado. A justificativa para a ampliação do número de vereadores é o crescimento populacional de Aracaju, conforme o último censo do IBGE.
É possível consultar a relação de candidatos através do site disponibilizado pelo TSE com o detalhamento das informações sobre bens e gastos dos candidatos. Clique aqui para acessar.
O vereador faz parte do Poder Legislativo da cidade e, assim como o prefeito, é um representante da sociedade. Por isso, quem exerce o mandato de vereança tem como funções prioritárias a propositura e análise de Leis, a fiscalização da administração municipal e o assessoramento na discussão de políticas públicas do Executivo.
A eleição para vereador é proporcional, o que significa que nem sempre os mais votados conseguem um cargo na Câmara Municipal. Isso porque o Código Eleitoral prevê a aplicação dos quocientes eleitoral e partidário para esse tipo de votação.
O primeiro turno das Eleições Municipais está marcado para 6 de outubro.