Eleições 2022: Fábio Mitidieri é eleito governador de Sergipe
O candidato do PSD obteve mais de 51% dos votos válidos Política | Por F5 News 30/10/2022 18h38 - Atualizado em 30/10/2022 22h19Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito governador de Sergipe pelos próximos quatro anos, no 2º turno das Eleições 2022, neste domingo (30). Ele obteve mais de 51% dos votos válidos contra Rogério Carvalho (PT), que obteve pouco mais de 48% dos votos válidos.
Administrador de empresas, Fábio Cruz Mitidieri, 45 anos, é deputado federal por dois mandatos, eleito em 2014 e em 2018. Também foi vereador de Aracaju (SE), sua cidade natal.
Ainda na capital sergipana, ocupou os cargos de secretário municipal de Esportes e de estado de Trabalho. Em 2022, concorreu ao governo de Sergipe pela coligação Novo Tempo pra Sergipe (PDT/PSC/União/Republicanos/PP/PSD/Avante). Seu vice é o empresário Zezinho Sobral, do PDT.
A campanha
Alguns episódios marcantes deram contorno peculiar à esta eleição em Sergipe. O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), insistiu numa candidatura mesmo estando inelegível por conta de uma convenção por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2018.
Valmir permaneceu na disputa e foi o candidato mais votado no 1º turno, mas seus votos foram invalidados pela Justiça Eleitoral. Dias depois um recurso deferido em favor do seu filho, o deputado estadual Talysson, também acabou por lhe beneficiar. Ele tentou validar seus votos, mas esse pedido não foi acatado pela Justiça Eleitoral.
Ao se vitimizar, Valmir então declarou apoio a Rogério Carvalho no 2º turno. A aliança até hoje não foi bem digerida pela base de nenhum dos dois. Isso porque Valmir é do partido do presidente Bolsonaro e manteve o apoio à sua reeleição.
Já na reta final, Fábio Mitidieri foi obrigado a se afastar da campanha para cuidar da saúde. Paciente bariátrico, o candidato foi hospitalizado por quatro dias e só recebeu alta neste sábado (29).
A coligação de Fábio conseguiu eleger as maiores bancadas na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa e também o senador Laércio Oliveira (PP).
Reportagem em Atualização.