EDITORIAL: Interesse público na UTI
Política 14/09/2011 07h00
Circula pela internet uma charge cujo teor ilustra o protesto criativo e bem-humorado tão típico dos brasileiros. O trabalho, do cartunista Frank, mostra um casal sentado à frente da TV. O homem diz à mulher: “Fernandinho Beira-Mar foi transferido para Brasília...”. Ela pergunta: “pra qual ministério?”.
Com perdão pelo lugar comum, neste caso lamentavelmente apropriado, “seria cômico, se não fosse trágico”. A vida pública brasileira continua sendo enodoada por práticas que, ao largo do bem comum, privilegiam interesses particulares. O país assiste a uma rotina de assaltos à ética mais basilar, municiado pela imprensa de uma sucessão de denúncias nas quais esquemas abjetos têm o erário como vítima.
Pelo alcance de seus danos, pela extensão de sua torpeza, tais “negócios” lançam ao precipício os direitos do povo brasileiro. Jamais haverá condições de suprir as necessidades prementes em saúde e educação – só para citar dois campos -, se não for estancada a sangria ao erário. Cabe aos cidadãos reagir a esse quadro, expressando sua luta pela salvaguarda do interesse público, hoje agonizante.
Polícia Federal concluiu inquérito que apurou suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Bolsonaro e mais 36 foram indiciados
Avaliação é de analistas entrevistados pela Agência Brasil
Obra aborda vivências empresariais e políticas, sobretudo a luta pela redemocratização
Senado tem primeira sessão de CPI para rever leis das apostas online