Deputados do PL são denunciados por corrupção em emendas parlamentares
Parlamentares são acusados de desvio de mais de R$ 1,6 milhão em emendas Política | Por Metrópoles 18/09/2024 14h31A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou sua primeira denúncia contra parlamentares. O caso, que foi inicialmente investigado pela Polícia Federal (PF), denuncia um esquema de corrupção em emendas envolvendo três deputados do PL e a destinação de recursos para a Prefeitura de São José de Ribamar, a cerca de 30 km de São Luís (MA).
A denúncia, a primeira da Procuradoria sob a liderança do procurador-geral da República, Paulo Gonet, revela que os parlamentares Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gil (PL-MA), que integram o chamado baixo clero da Câmara, tinham como objetivo desviar parte dos valores destinados ao município, configurando crime de corrupção passiva. As informações são de Aguirre Talento, do UOL.
Esquema de devolução de recursos
De acordo com a PGR, o esquema previa a devolução de R$ 1,6 milhão, que correspondia a um percentual das emendas parlamentares. O então prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, relatou ter sido alvo de extorsões, sendo pressionado pelo grupo a repassar parte dos recursos provenientes das emendas. O prefeito afirmou que recebeu diversas ameaças de que sofreria consequências, caso não cooperasse com o esquema.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.