De defensora ao Executivo: quem é Emília Corrêa, 1ª prefeita eleita de Aracaju
Ela venceu o 2º turno e vai comandar a capital sergipana nos próximos quatro anos Política | Por F5News 27/10/2024 18h00 - Atualizado em 27/10/2024 19h11Pela primeira vez na história, a maioria dos eleitores de Aracaju elegeu neste domingo (27) uma mulher para comandar o Executivo da capital sergipana. Emília Corrêa, do PL, foi eleita no 2º turno desta que foi a segunda eleição majoritária que disputou.
Natural de Lagarto (SE), ela é advogada, defensora pública aposentada, comunicadora de rádio e TV, vereadora de Aracaju e tem 62 anos. No pleito de 2012, ficou como suplente na Câmara Municipal de Aracaju. Já em 2016, foi eleita vereadora.Em 2020, obteve a reeleição para vereadora, sendo a segunda mais votada em Aracaju. Nas Eleições 2024, concorreu pela coligação Por Uma Nova Aracaju, formada pelo Partido Liberal (PL), pelo Agir (Agir) e pela Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania).
A vida pública de Emília, no entanto, antecede os mandatos políticos. Ela foi criadora e apresentadora do primeiro programa de TV na área Jurídica do País – Questão de Direito, que ficou no ar por 11 anos – 1998 a 2009, na TV Cidade.Na Rádio Jornal, foi apresentadora por 16 anos do Fala Defensoria e na TV Atalaia comandou o quadro “Defesa Popular”, no programa Tolerância Zero, com Bareta. O quadro mudou de nome e passou a se chamar “Seu Direito”, ocupando o programa matinal Balanço Geral.
A sua atuação em veículos de comunicação e também na Defensoria deram a Emília projeção necessária para que sua imagem fosse popularizada. Nos últimos oito anos, atuou na oposição à atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e se elegeu com forte discurso de enfrentamento ao que ela chama de “sistemão”, mesmo tendo em seu quadro de aliados nomes tradicionais da política sergipana.
Durante a campanha, Emília liderou todas as pesquisas de intenção de voto e tem como principais bandeiras fazer mudanças na gestão do transporte coletivo e também da saúde municipal. O jornalista Ricardo Marques (Cidadania) será o seu vice.