Bolsonaro agradece votos, diz que vai seguir Constituição e critica protestos
Presidente fez pronunciamento pela 1ª vez dois dias após perder a eleição Política | Por F5 News 01/11/2022 17h07 - Atualizado em 02/11/2022 17h44O presidente Jair Bolsonaro (PL) falou pela primeira vez desde a proclamação do resultado das Eleições, na tarde desta terça-feira (1). Em um discurso curto, o chefe do Executivo federal agradece aos mais de 58 milhões de votos que recebeu no 2º turno e reconheceu a derrota para o presidente eleito Lula (PT), embora não tenha feito citação textual à vitória do petista.
Bolsonaro também afirmou que continuará cumprindo a Constituição. Ele disse ainda que 'manifestações pacíficas são bem-vindas', mas condenou protestos que prejudicam a população e impedem o direito de ir e vir. Na sequência, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que dará início à transição de governo.
Segundo Bolsonaro, os atuais atos realizados em rodovias são "fruto da indignação e sentimento de injustiça" e afirmou que "manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas". Na ótica do presidente, "a direita surgiu de verdade" no País.
Ainda no pronunciamento de pouco mais de 2 minutos, ele se dirigiu aos apoiadores: "Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca". Confira:
Bolsonaro recebeu vários aliados ao longo do dia na residência oficial, entre eles um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e os comandantes das três Forças Armadas. Em seguida, ministros de Estado foram convocados para estar ao lado do presidente não reeleito no pronunciamento.