Audiência discute problemas referentes à ortopedia em Sergipe
Política 09/08/2011 12h52Por Jaime Neto
Na manhã desta terça-feira (9), aconteceu no Ministério Público de Sergipe uma audiência tratando da situação da ortopedia em Sergipe. A pauta de discussões girou em torno do o déficit de hospitais especializados na execução de cirurgias na referida área. Presidida pela Promotora de Justiça, Euza Missano, que responde pela Promotoria dos Direitos à Saúde, a reunião contou com representantes de diversos hospitais sergipanos.
Segundo termo divulgado pelo MP, em Sergipe mensalmente são necessárias as realizações de 700 cirurgias ortopédicas, sendo que os hospitais encarregados para tal não possuem capacidade de atendimento para tantos casos. O Hospital Cirurgia, por exemplo, faz 300 operações pré-pagas e 100 pós-pagas, pelo contrato com o Município, sendo que das 100 cirurgias eletivas informadas, aproximadamente apenas 50 são realizadas, em média.
Já o Hospital de Itabaiana realiza cerca de 150 cirurgias ortopédicas por mês, e o HUSE, em torno de 140. Na ocasião da audiência foi notificado que o HUSE, atualmente, não tem condição de aumentar sua capacidade de assistência ortopédica em função da superlotação da SRPA.
Ainda durante a reunião, Elza Missano informou que manteve contato com o Hospital de Estância, o qual informou que pode aumentar a sua capacidade de assistência de 80 para 150 cirurgias ortopédicas, todavia, mediante pacto entre o município de Estância e o Estado de Sergipe, após o prazo de 30 dias para as tratativas pertinentes.
Perante a conclusão da reunião, o Hospital de Cirurgia compromete-se a fazer análise de sua capacidade instalada para tentar absorver o quanto puder dos pacientes traumatizados que estão no HUSE.
Avaliação é de analistas entrevistados pela Agência Brasil
Obra aborda vivências empresariais e políticas, sobretudo a luta pela redemocratização
Senado tem primeira sessão de CPI para rever leis das apostas online
Decisão ratifica legalidade do certame e assegura ao Estado direito de realizar obras