Amorim defende repactuação de dívidas de produtores prejudicados pela seca em Sergipe
Sem as medidas, senador acredita também serão prejudicados os fornecedores de sementes e insumos Política 14/07/2011 14h15O senador Eduardo Amorim (PSC/SE) defendeu na quarta-feira (13) em Plenário a adoção de medidas urgentes pelo governo para ajudar os produtores de Sergipe prejudicados pela escassez das chuvas desde maio. Segundo o senador, as previsões de chuva acima da média para o período da safra deste ano, que depois não se confirmaram, fizeram com que os produtores investissem mais na lavoura e muitos já sofreram perdas irreversíveis.
“Necessitamos de medidas urgentes para que os agentes financeiros responsáveis pela aplicação do FNE, Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, especialmente o Banco do Nordeste do Brasil, repactuem as dívidas dos agricultores que sofrem com a perda de suas safras em nosso estado”, alertou.
Eduardo Amorim afirmou que, se não forem adotadas medidas de ajuda aos produtores, também serão prejudicados os fornecedores de sementes e insumos que vendem com expectativa de pagamento na época da colheita. O senador descreveu a situação dos agricultores como de "desespero".
- Chegam notícias de Sergipe de que o desespero começa a se estabelecer entre os agricultores e pecuaristas, com a ocorrência, inclusive, de suicídios - lamentou.
Eduardo Amorim informou que apresentará projeto para alterar as normas da lei que institui o FNE. O objetivo é adotar prazos juros e encargos diferenciados para a repactuação das dívidas do crédito rural nas instituições financeiras responsáveis pela aplicação do fundo no caso da frustração das safras.
Avaliação é de analistas entrevistados pela Agência Brasil
Obra aborda vivências empresariais e políticas, sobretudo a luta pela redemocratização
Senado tem primeira sessão de CPI para rever leis das apostas online
Decisão ratifica legalidade do certame e assegura ao Estado direito de realizar obras