Bastidores das eleições: o trabalho invisível que sustenta a democracia
Cidadãos que, além de votar, garantem a organização e segurança do processo eleitoral Política | Por Gabriel Ribeiro 06/10/2024 17h15Enquanto milhões de brasileiros se dirigiram às urnas em mais um exercício democrático, há pessoas que, além de votar, se dedicam a garantir que o pleito ocorra de forma tranquila e organizada. Elas estão nos locais de votação, nas ruas e nos bastidores, desempenhando funções que muitas vezes passam despercebidas, mas que são essenciais para o sucesso do processo eleitoral. Neste domingo (6) de eleições, o F5 News destaca algumas dessas histórias.
Carlos Eduardo de Azevedo, de 45 anos, professor da rede estadual e coordenador de prédio, compartilha a importância do seu papel nas eleições: “É extremamente necessário para a manutenção dos institutos democráticos em nosso país”. Com uma vasta experiência em pleitos eleitorais, ele chega cedo ao local de votação, por volta das 5h, e coordena o andamento de 14 sessões no bloco C da UNIT, que temporariamente abriga as urnas da Escola Francisco de Portugal.
"A autoridade máxima de cada sessão é o presidente. Qualquer problema, eles entram em contato conosco e, se necessário, acionamos o chefe de cartório ou o juiz eleitoral", explica Carlos, que se sente valorizado pelo trabalho que realiza.Outro exemplo de dedicação é o de Magno Rezende, que há mais de 20 anos atua nas eleições como presidente de sessão. Com um compromisso inabalável, ele afirma: "A experiência é boa. É bom fazer parte de uma comunidade, de uma eleição. A gente tem que prestar serviço para que tenhamos uma democracia fortalecida".
Como presidente de sessão, Magno tem a responsabilidade de organizar o local, orientar os mesários e garantir a ordem e a tranquilidade para que o dia siga sem tumultos. "Graças a Deus, está tudo tranquilo hoje", comenta.Ele ainda incentiva outros cidadãos a se voluntariarem: "Oriento e indico que as pessoas façam essa inscrição voluntariamente. Fortalecemos a democracia com trabalho".
Além dos voluntários diretos, há quem trabalhe nos bastidores, como os agentes de trânsito. Flávio de Almeida Borges, na função há 12 anos, contribui para a segurança viária nos dias de eleição. "É gratificante poder contribuir com a democracia através da SMTT, ajudando principalmente pessoas com dificuldade de locomoção a chegarem com segurança às suas sessões eleitorais", destaca Flávio.
Ele observa que, em dias como esses, o comportamento no trânsito tem sido mais consciente: "Hoje está bem tranquilo. O pessoal está votando consciente, sem dirigir sob efeito de álcool e estacionando nos locais corretos".