Sergipe e Apae assinam termo de colaboração técnica para realização do projeto TEAtivo
Projeto-piloto tem como objetivo a promoção da inclusão social das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Esporte 19/11/2024 08h20Na tarde desta segunda-feira (18), a diretoria do Club Sportivo Sergipe assinou um termo para colaboração técnica com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, para instalação do projeto TEAtivo. O projeto-piloto idealizado pelo Ministério dos Esportes e pela Secretaria de Paradesportos, e executado no Estádio João Hora de Oliveira, tem como objetivo a promoção da inclusão social das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Este é um projeto piloto iniciado aqui no estádio João Hora de Oliveira, que dando certo será ampliado para todo o Brasil. O nosso objetivo é a garantia da socialização, lazer e bem-estar social para as crianças com TEA e também com deficiência”, enfatizou o presidente do Club Sportivo Sergipe, Júnior Torres.
Em sua fase inicial, o projeto TEAtivo irá prestar assistência para 69 crianças e adolescentes entre 7 e 19 anos. Ao todo, quatro modalidades esportivas (futsal, atletismo, capoeira e natação) serão ofertadas para as crianças assistidas pela Apae/SE, no espaço físico do estádio João Hora de Oliveira. Elas serão supervisionadas por professores estagiários.
“A inclusão da pessoa com TEA é benéfico para si próprio e também para a família. Através do projeto será possível contribuir, ainda mais, com seu desenvolvimento educacional e cognitivo, fortalecendo as relações sociais”, destacou o presidente da APAE/SE, Carlos Mariz.
Para a diretora de Inclusão do Club Sportivo Sergipe, Mariana Rodrigues Cabral, o momento é de alegria. “Temos que garantir às pessoas com TEA acesso ao esporte e ao lazer. Com o TEAtivo, a ideia é que além de prestigiar o Sergipe, temos o objetivo de garantir e aproximar, ainda mais, o clube da comunidade em geral”, ressaltou.
A mamãe apaiana, Darlene Lima Reis, aprovou a ação. Ela está muito feliz com a possibilidade do filho fazer natação. “Meu filho sonha em ser nadador. Aqui, nasce um sonho para ele e para mim também. Ele está muito feliz e espero que dê certo para mim, como também para outras crianças”, disse.
Fonte: Ascom CSS