Nutricionista responde 3 perguntas sobre alimentação adequada para correr
Uma boa nutrição pode definir a performance que atletas terão durante a prova Esporte | Por F5 News 13/01/2024 07h00As corridas de rua têm ganhado popularidade nos últimos tempos na capital sergipana: somente em 2023, foram realizadas em Aracaju 72 provas do gênero, segundo a Federação Sergipana de Atletismo (Fast).
A capital sergipana integra inclusive o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas. E já há duas etapas previstas para acontecer em Aracaju este ano: a Sunset, em 13 de abril, e a Sunrise, em 22 de setembro, com distâncias de até 21km.
Atividade que já faz parte do cotidiano de muitos amantes do esporte, a corrida proporciona diversos benefícios à saúde, entre eles o fortalecimento de articulações e ossos, o emagrecimento saudável, a melhora do sistema imunológico, entre outros.
Em entrevista ao F5 News, a nutricionista e atleta Rafaela Leite, relatou que a corrida tem grande importância em sua vida, pois a fez crescer mental e fisicamente. “Mentalmente porque na corrida é só você contra você, você contra o seu mental, isso mostra o quanto você é capaz de alcançar objetivos. Fisicamente,quanto mais eu corro mais eu melhoro meu sistema cardiorrespiratório e também meu físico”, explica.
Mas, para ter um bom desempenho na atividade, e conseguir uma boa performance nas provas, é preciso dedicar cuidados a influências externas e internas, principalmente no campo da alimentação. Assim, F5 News apresentou à nutricionista e atleta Rafaela Leite três questões cujas respostas podem ajudar as pessoas que já praticam a atividade e, ainda, as que desejam se iniciar nela. Confira:
F5 News - Quais alimentos são mais indicados para o dia a dia de quem pratica corrida de rua?
Rafaela Leite - Carboidrato. Não precisa ter medo. É a nossa principal fonte de energia: glicogênio. Por exemplo, arroz, macarrão, raízes, pão, frutas e sucos. Vale lembrar que a avaliação individual em relação à quantidade, por exemplo, é muito importante, por isso indicamos sempre procurar o profissional nutricionista.
F5 News - Nos casos de prova longas, como maratonas, quais alimentos são indicados?
Rafaela - Dependendo da distância que a pessoa vai percorrer, a chance de queda de performance é alta, fora o risco de lesão, se o aporte calórico, principalmente dos carboidratos, não estiver ajustado. Por isso que em corridas longas, já acima dos 10 km, é indicado o uso de intra treinos, que são fontes de carboidrato.
F5 News - Que dica você dá para quem está começando a correr?
Rafaela - Minha dica é: entre em um bom clube de corrida e compre um bom tênis. E também não deixe a musculação de lado e os treinos de fortalecimento.