Ginastas do Brasil conquistam prata inédita no Mundial da Bélgica
Até então, a melhor posição do Brasil em um mundial tinha sido o 4º lugar em 2022 Esporte | Por F5 News 05/10/2023 11h01Nesta quarta-feira (4), a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina conquistou a inédita medalha de prata na competição por equipes em uma edição de mundial da modalidade. A sede da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) fica em Aracaju, na avenida Edelzio Vieira de Melo (popularmente conhecida como Explosão), na zona sul da capital.
Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares somaram 165.530 pontos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (167.729). A França completou o pódio (164.064).
Esse foi o melhor resultado da história da participação brasileira na competição, superando o quarto lugar na edição de 2022, disputada em Liverpool. “Ao longo da minha gestão, conquistamos medalhas olímpicas e mundiais individuais. Estava faltando justamente um resultado como esse, de uma competição por equipes. Ele comprova o que estamos dizendo há alguns anos: o Brasil hoje tem uma escola consolidada na Ginástica Artística", afirmou Maria Luciene Resende, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) ao site da entidade.
Por conta do 4º lugar conquistado ainda na fase classificatória, a equipe feminina do Brasil já tinha chegado para a final classificadopara os Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão em 2024.
As meninas do Brasil podem fazer ainda mais história no Mundial da Antuérpia. Nesta sexta-feira (6), Rebeca Andrade e Flavia Saraiva vão disputar a final do individual geral. Pela primeira vez na história, o Brasil chega com duas ginastas a essa etapa.