Painéis Funarte: projeto nacional reunirá regentes de coral em Aracaju
Entretenimento 24/08/2015 14h24Durante seis dias a cidade de Aracaju será a sede do projeto Painéis Funarte, promovido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte). O evento que será realizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Funcaju, começa na tarde de hoje (24) e reunirá regentes de coral e demais coralistas com o objetivo de aprimorar e expandir o conhecimento.
Após 15 anos sem receber o projeto, a capital sergipana foi selecionada junto com a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para receber a edição 2015 dos Painéis Funarte de Regência Coral, onde serão ofertadas oficinas que abordarão noções de regência, técnica vocal, dinâmica de ensaio e análise de repertório.
De acordo com o diretor da Escola de Arte Valdice Teles, Sérgio Teles, serão realizadas duas oficinas, sendo uma direcionada para a parte teórica com início para às 13:30h e a segunda para a prática vocal que começará a partir das 17h. Todas as oficinas são gratuitas e as inscrições ainda podem ser feitas na Valdice Teles, unidade da Funcaju.
“Abrimos as inscrições no início deste mês e já temos mais de 80 inscritos, o que é um excelente número. Esperamos que esse quantitativo aumente até o início das oficinas e que mais interessados nos procurem, pois essa é uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento. As aulas são voltadas também para líderes de grupos musicais, alunos e professores de música”, ressaltou.
A edição 2015 tem o intuito de contribuir para a expansão e o aperfeiçoamento da prática coral, além do enriquecimento de repertórios em todo o país. O projeto conta com a participação dos maestros Samuel Kerr de São Paulo e Eduardo Lakschevitz do Rio de Janeiro, além da coordenadora do Centro de Música da Funarte, Zezé Queiroz, que ministrará as aulas durante toda a semana.
Os Painéis Funarte de Regência seguem até o próximo sábado (29). A aula de encerramento contará com a apresentação dos alunos, que mostrarão todas as técnicas e dicas ensinadas ao longo da semana.
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil