Venda do setor automotivo cai quase 20% em abril na comparação com 2014
Economia 16/06/2015 14h05O volume de vendas do setor automotivo caiu 19,5% em abril na comparação com o mesmo período do ano passado, divulgou hoje (16) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, o grupamento de atividades – veículos e motos, partes e peças – teve alta de 4,4% em relação a março deste ano.
De acordo com o IBGE, contribuíram para a queda a retirada de incentivos como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o menor ritmo na oferta de crédito e a restrição orçamentária das famílias.
Em 2015, o setor acumula uma queda de 16% nas vendas, a maior entre todas as atividades pesquisadas. O mesmo efeito ocorre no acumulado dos 12 últimos meses, em que há uma retração de 12,6%.
Em abril, na comparação com o ano anterior, a atividade móveis e eletrodomésticos apresentou queda de 16%. A atividade de livros, jornais, revistas e papelaria caiu 9,1%, e a de tecidos, vestuário e calçados apresentou retração de 7,5%.
Em relação a abril de 2015, dois setores tiveram resultados positivos. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria tiveram alta de 6,2%, e os equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação subiram 2,7%.
*Título alterado às 11h58 do dia 16/06/15 para esclarecer informação.
Medidas abrangem abono salarial, supersalários e previdência militar
Medida será bancada por maior taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil
Sergipe alcança o maior estoque de empregos da história, com 342.990 empregos ativos
Remuneração extra é garantida a trabalhadores com carteira assinada
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas