ABIH e Abav em Sergipe avaliam o saldo turístico no período junino
A taxa de ocupação na rede hoteleira foi de 50% durante todo o mês de junho Economia | Por F5 News 03/07/2023 18h25Em 2023, o mês de junho foi histórico em Sergipe, com 30 dias ininterruptos de festejos juninos, o ‘País do Forró’ provou que o título é mais do que justo. Seja nos festejos da Rua de São João, no Arraiá do Povo, no Forró Caju ou no Arrastapé do 18, as festas reuniram milhares de sergipanos e turistas ao som das músicas tradicionais do período.
Todos esses eventos fortaleceram a cultura sergipana, mas não foi só esse segmento que ficou mais forte com o fim do mês mais festivo em Sergipe. Um dos principais setores beneficiados pelo São João foi o turismo, conforme informações divulgadas pelos próprios representantes de entidades do trade turístico.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, a taxa de ocupação na rede hoteleira foi de 50% durante todo o mês de junho. Nos dias próximos ao feriado de São João, celebrado no dia 24, a taxa atingiu o patamar de 81%, portanto, um aumento significativo, de mais de 30%.
Antônio Carlos Sobrinho reconhece o crescimento este ano, mas espera um ainda maior no ano que vem. “Com certeza, a proposta de 30 dias de festas foi inovadora. Mas entendemos que é essencial divulgar toda a repercussão positiva da festa já a partir dos próximos meses, para que, no ano que vem, um número maior de turistas venha para o ‘País do Forró’, que é Sergipe”, sugere.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), Ravison Souza, a extensão do período de festejos juninos foi um acerto. “Foi uma ação muito acertada, superando – e muito – as expectativas, pois percebemos um aumento, em média, de 30% nos passeios receptivos com turistas visitando nossos pontos turísticos. Inclusive, também, houve o aumento em remarcações de passagens aéreas, fazendo com que os turistas permaneçam mais alguns dias em nosso estado”, constata.