Sergipe chega a 22 casos de Febre Oropouche
Secretaria do Estado da Saúde mantém monitoramento do vírus no Estado Cotidiano | Por F5 News 23/08/2024 10h56A Secretaria do Estado da Saúde (SES) se mantém acompanhando os casos de Febre Oropouche em Sergipe. Segundo o órgão, já foram registrados 22 pacientes contaminados até o momento.
Segundo a SES, foram registrados 18 casos de Oropouche na cidade de Siriri, 1 em Capela, 1 em Nossa Senhora do Socorro, 1 em Nossa Senhora de Lourdes, e 1 em São Cristovão.
A Secretaria de Saúde destaca a destaca a importância das medidas de prevenção, controle e diagnóstico a serem adotadas para o risco da circulação do vírus no Estado.
A doença
A Febre Oropouche é uma arbovirose causada pelo vírus Orov da família Bunyaviridae, transmitida principalmente pelo mosquito Culicoides Paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.
Os sintomas da Oropouche se assemelham aos da Dengue e Chikungunya, como febre, dor de cabeça e dores nas articulações. Caso a pessoa apresente qualquer sintoma, o recomendado é procurar um serviço de saúde mais próximo da residência.