Professores da rede estadual paralisam as atividades nesta segunda e terça-feira
Categoria protesta contra falta de diálogo com o Governo do Estado Cotidiano | Por F5 News 25/08/2024 17h38 - Atualizado em 26/08/2024 10h33Os professores da Rede Estadual de Ensino de Sergipe decidiram paralisar suas atividades na próxima segunda (26) e terça-feira (27) de agosto de 2024, em protesto contra a falta de diálogo com o Governo do Estado. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) informou que desde o inicio do ano enviou 29 ofícios solicitando audiências para discutir as pautas de reivindicação da categoria, sem obter respostas concretas do governo.
A paralisação foi decidida em assembleia realizada no dia 20 de agosto, após a categoria avaliar a falta de avanços nas negociações. O Sintese criticou o que considera ser uma "indisposição" do governo para negociar, apontando que os esforços para estabelecer um diálogo têm sido ignorados.
Segundo a análise do Sintese, em resposta a um ofício enviado pelo secretário de Educação, Zezinho Sobral, que sugere uma tentativa de criminalizar o movimento, o sindicato protocolou um novo ofício, reiterando a necessidade de uma proposta efetiva por parte do governo.
O Sintese alega que o governo tem se limitado a propor termos unilaterais, sem abrir espaço para uma negociação genuína. A categoria afirma que a paralisação é uma medida necessária diante da perda de poder aquisitivo dos docentes e da ausência de valorização efetiva da profissão.