Mesmo sem festa, bancos e escolas fecham no período de carnaval
Entidades em Sergipe afirmam que a folga já estava prevista no calendário anual Cotidiano | Por Aline Aragão 05/02/2021 15h00O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, anunciou nesta semana o cancelamento do ponto facultativo de Carnaval nos dias 15 e 16 de fevereiro, como medida para conter o avanço da covid-19. No entanto, algumas instituições, a exemplo de bancos e escolas, vão manter o calendário de feriado e permanecem fechados na segunda e terça-feira, 15 e 16 de fevereiro. As atividades serão retomadas na quarta-feira (17), a partir do meio dia.
Na quarta-feira de Cinzas, o funcionamento das agências deve cumprir a recomendação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para garantir o mínimo de três horas de expediente ao público. Desta forma, nas localidades em que o encerramento do expediente ocorra antes das 15h, o atendimento deverá ter o início antecipado.
A informação foi confirmada pela Febraban e será seguida pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb), conforme informou a assessoria da entidade ao F5 News nesta sexta-feira (05).
"A Febraban informou que, mesmo com a notícia de que alguns municípios cancelaram as festividades carnavalescas deste ano e suspenderam o ponto facultativo dos servidores públicos municipais, devido à pandemia, o BACEN manteve a regra contida na Resolução 2.932/2002", disse o sindicato.
"As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17)", informa a Febraban.
Escolas
A Federação das Escolas Particulares do Estado de Sergipe (Fenen/SE) também informou que o recesso no período de 13 a 17 deve ser mantido pelas escolas.
De acordo com a Fenen, quando o calendário letivo para 2021 foi elaborado não tínha como prever a suspensão do ponto facultativo por parte dos governos estadual e municipal e que, por esse motivo, a orientação é para não alterá-lo.
"Não tínhamos como prever tal situação e consta, no Calendário aprovado em assembleia, o recesso de 13 a 17 de fevereiro", informa o cumunicado direcionado às escolas.
Apesar da orientação, a Fenen informa que cada instituição "tem plena liberdade de segui-la ou promover alterações conforme seu próprio planejamento pedagógico".