Cortejo Cidade de Oxum acontece neste sábado (17) na Barra dos Coqueiros
Evento celebra a rainha das águas doces nas religiões de matriz africana Cotidiano | Por F5 News 16/12/2022 13h00Neste sábado (17), a partir das 14h, será realizada a quinta edição do Cortejo Cidade de Oxum na Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju. O evento celebra a deusa das águas doces no Candomblé e na Umbanda.
O cortejo tem concentração em frente ao Estádio João Cruz, localizado na avenida Oceânica. De lá, os devotos de Oxum e simpatizantes seguirão até o Porto das Canoas, com animação da banda de afroaxé e balé.
De acordo com Ekedi Yara de Obá, uma das organizadoras do evento, foram anos de luta para que a manifestação religiosa se estabelecesse e tivesse reconhecimento.
“O Cortejo a Oxum já existe desde 2008. Oxum é a Deusa das águas doces e das cachoeiras, da fertilidade e do encanto. Viemos nos fortalecendo e crescendo a cada ano, foram muitas lutas para conquistar o espaço e reconhecimento que temos hoje a propagar nossa cultura e fé e ainda enfrentamos cada dia uma batalha diferente”, afirmou.
Ela contou ao F5 News sobre a dinâmica do cortejo e sua importância para a fé de matriz afro.
“Antigamente os atabaques eram colocados nas costas pelos mais antigos e levados à porta da igreja, fazendo assim um ato de lavagem com água de cheiro, alfazema e louvando ao sagrado, assim demonstrando que representatividade e coletividade importam", disse Yara.
"O objetivo é a união de levantar nossa bandeira e também, para quem não conhece, entender que somos uma religião muito antiga, com regras, ensinamentos, rica na culinária, na filosofia de vida e no se doar positivamente para receber”, completa.
O evento conta com o apoio da Prefeitura da Barra dos Coqueiros. Em 2021, uma lei foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Alberto Macedo, incluindo o “Cidade Cortejo de Oxum” no calendário cultural do Município, sendo realizado anualmente na terceira ou quarta semana de dezembro.
“O nome Cidade de Oxum nasce então com a Lei 1056/2021, no dia 20 de dezembro de 2021. A prefeitura vem se somando, tornando o cortejo anual e oficial do calendário do município, trazendo assim uma enorme alegria por essa grande conquista", disse ao F5 News .
Ekedi Yara de Obá externa sua gratidão à Prefeitura, ao prefeito e aos vereadores - "pela chance de fortalecer esse alicerce que nos estrutura em informar e desfazer a imagem distorcida que muitos têm da religião que é uma luta diária contra a intolerância religiosa".