DIVERTIDAMENTE, o filme.
Apesar de ser um desenho animado, vale a pena refletir sobre as nossas emoções sempre Blogs e Colunas | Diego da Costa 14/02/2022 13h30Hoje quero deixar uma dica de filme: “DIVERTIDAMENTE” (em inglês Inside Out). Algumas curiosidades sobre o filme: Já olhou para uma pessoa e pensou: o que passa na cabeça desta pessoa? O filme de animação foi lançado em 2015, vencedor de 97 prêmios de cinema, incluindo um Oscar (Melhor Filme de Animação do Ano), um Golden Globe (Melhor Filme do Ano – Animação) e um BAFTA Awards (Melhor Filme Animado).
O enredo condecorado se concentra principalmente na mente da jovem Riley, de 11 anos, onde cinco emoções, caracterizadas por personagens de mesmo nome, se expressam: o Raiva, a Tristeza, a Nojinho, o Medo e a Alegria.
Durante sua concepção, o filme contou com a consultoria de um dos psicólogos mais reconhecidos no campo do estudo das emoções, Paul Ekman. Com uma pesquisa de mais de 50 anos no tema, Ekman se consolidou principalmente por ter sido um dos responsáveis pela descoberta das microexpressões – expressões faciais sutis, de menores “dimensões”, involuntárias e universais -, fato que o fez trabalhar com diversas agências governamentais, como a CIA, na detecção de mentiras. Ele, inclusive, inspirou e prestou consultoria também na produção da série Lie to Me (Engana-me se puder), em que um psicólogo auxilia a polícia a pegar falhas no depoimento de suspeitos.
Afinal, todos nós trabalhamos com emoções. Nossas emoções e a emoção das pessoas mais próximas. Como você entende e trabalha as emoções? Consegue entender a inteligência emocional como importante neste processo? Ver, ouvir e sentir. O caminho para instalar nossas crenças (positivas e negativa). Pense bem nisso! Onde podemos controlar tudo isso? Podemos controlar nosso processo de comunicação (verbal e não verbal). Afinal, como você comunica suas emoções.
Conseguiu mapear cinco emoções básicas universais, as mesmas que figuram como personagens em “Divertidamente”: raiva, tristeza, desgosto, medo e alegria? Conseguiu? Faz este exercício para chegar onde deseja.
Cuide de você e das suas emoções. Finalmente, elas podem melhorar ou piorar a sua vida. Acorde!
Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.