Valmir de Francisquinho é condenado por improbidade e perde direitos políticos
Ex-prefeito de Itabaiana teve tentativa de acordo rejeitada; gestores e empresários também foram responsabilizados Política | Por F5 News 02/12/2024 14h01 - Atualizado em 02/12/2024 14h29A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) condenou nesta segunda-feira (2), por unanimidade, o ex-prefeito de Itabaiana (SE), Valmir dos Santos Costa, conhecido como Valmir de Francisquinho, por improbidade administrativa. A decisão também abrange outros envolvidos, incluindo o ex-secretário municipal de Agricultura, Erotildes José de Jesus, e representantes da empresa Campo do Gado Indústria de Reciclagem Animal Ltda.
Decisão reformada
Segundo o TJSE, Valmir de Francisquinho foi responsabilizado em um processo iniciado pelo Ministério Público Estadual (MPSE), que alegou irregularidades na gestão e destinação de resíduos do matadouro municipal de Itabaiana durante sua gestão. A sentença de primeira instância havia rejeitado a denúncia, mas foi reformada pelo TJSE após recurso do MPSE.
A relatora do caso, desembargadora Iolanda Santos Guimarães, destacou que as provas colhidas apontam para atos de improbidade administrativa, levando à condenação do ex-prefeito e demais envolvidos. A decisão contou com o voto unânime do colegiado.
A condenação imposta a Valmir de Francisquinho inclui a perda dos direitos políticos por quatro anos, o ressarcimento integral do dano causado ao erário e o pagamento de uma multa civil proporcional ao prejuízo identificado.
Tentativa de acordo frustrada
Valmir e o ex-secretário Erotildes José de Jesus tentaram encerrar a ação judicial com a celebração de um Acordo de Não Persecução Cível (ANPC), proposto ao Ministério Público em novembro de 2024. No entanto, o Tribunal rejeitou a homologação do acordo, dando sequência ao julgamento do mérito e à condenação dos réus.
Outros condenados
Além de Valmir de Francisquinho, foram condenados:
-
Erotildes José de Jesus: Ex-secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Itabaiana.
-
Gustavo Luiz Pereira Machado: Sócio-diretor da empresa Campo do Gado.
-
Manoel Messias de Souza: Funcionário da Campo do Gado, conhecido como "Peitudo".
-
Jamerson da Trindade Mota: Ex-servidor municipal.
-
Campo do Gado Indústria de Reciclagem Animal Ltda.: Empresa envolvida no caso.
Após a divulgação da decisão, o líder político utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar uma foto sua acompanhada da legenda: "Seguimos com fé!"